“A poesia vem para resgatar um pouco da delicadeza, do sentimento e do amor que temos dentro de nós, mas que as pessoas ultimamente têm mantido estocadas no fundo da alma e não deixam mais transbordar”.
As palavras são da poetisa brasileira Neide Lopes Ciarlariello, ou simplesmente ‘Sabichi’, como gosta de ser chamada. O alter-ego da escritora é uma expressão japonesa que significa tristeza ou melancolia. Neide é neta do proeminente seresteiro Paraguassu, do Brás. Otimista, ela ainda acredita que os versos são capazes de mudar o mundo, ao menos o mundo interior de cada um.
“Parece que as pessoas estão se esquecendo de ter ilusão ou romantismo. Então é preciso trazer para fora esse sentimento, esse amor ao dia, ao sol, ao amigo, ao parente, ao amante e à natureza. Tem que trazer tudo para fora, e creio que a poesia colabora com isso”.
Neide foi uma das convidadas, nesta sexta-feira (27/10), da Sessão Solene em homenagem a poetas e escritores que se dedicam à Literatura. A entrega do ‘XVII Prêmio Cultura Nacional pela Real Academia de Letras’ foi presidida pelo poeta e editor de livros, Mário Scherer. Ele destacou a importância do reconhecimento na Casa Legislativa.
“É um reconhecimento dessas pessoas que se dedicam à arte. Aqui hoje temos médicos, advogados e engenheiros, que têm em comum a inclinação à arte poética. E também ressalto a importância da divulgação desse Prêmio. A Câmara dos Vereadores de São Paulo sempre nos abriu as portas. E penso que é porque eu também vejo nela esse desejo e missão de divulgar a arte”.
O poeta gaúcho Lucas Moraes Sityá reforçou as palavras de Scherer. “Mais do que receber uma homenagem ou uma medalha, que também valorizam o nosso trabalho, o que mais vale é saber que por trás disso está o esforço que o contista ou o poeta fazem na arte de escrever e colocar em uma folha em branco a sua alma. Então esse reconhecimento é um combustível que alimenta o motor da criação”.
O evento, realizado no auditório Prestes Maia, teve o apoio da Presidência da Câmara Municipal de São Paulo, por meio do vereador presidente Milton Leite (DEM).
Conheça a lista dos homenageados da noite
Hazel de São Francisco
Elza Pinto Alemão
Lilian Mahila Lima Vigna
Lúcia Martins
Iva da Silva
Lucas Moraes Sityá
Benício Souza Ramos
Alceu Sebastião Costa
Abilio Kac
Patrick Raymundo de Moraes
Fernando Viana
Valdíria Carvalho Corrêa
Hertha Costa Scherer
Ivan Pessoa Moreira
Felícia Terezinha Soares Lopes
Virginia Raymundo
Cláudio Antônio Jucá Santos
Moezio de Vasconcellos Costa Santos
Deolinda Porfírio
Rosa Izabel Spagnuolo da Costa
Maria Neuza de Oliveira
Ruy Bernardo
Modesto Egomet
Poeta R. Cordeiro
Mário Scherer
Eliana Wissmann Alyanak