Precisamos de teatro, música, cinema, cultura e arte para nossos jovens. Este foi o pedido mai repetido nas quatro Zonas de São Paulo durante as audiências públicas do Plano de Metas. Diante de tal fato, procuramos exemplos que vêm dando certo nas periferias da capital e pesquisamos, com opinião de parlamentares, o que de fato os bairros carentes precisam para mudar. Encontramos muitos jovens que desejam transformar o atual panorama social e, juntos, se mobilizam para levar alguma forma de cultura às periferias. O que todos os movimentos sociais pedem, no entanto, é apoio público.
Na Zona Norte, encontramos um centro independente de cultura alternativa que leva teatro, música e aulas de dança aos moradores.
No Jardim Ângela, por exemplo, um coletivo social conseguiu com apoio da internet arrecadar dinheiro para transformar um local de consumo de drogas em cinema a céu aberto.
Conversamos também com o idealizador de um site que divulga todas as manifestações culturais que ocorrem nestes bairros carentes de cultura.
Para os parlamentares, há a clara necessidade de construção de equipamentos culturais e projetos como o VAI (Programa para a Valorização de Iniciativas Culturais) podem ajudar nesta recuperação.
(3/5/2013 – 13h37)