O Sistema Cantareira um dos maiores produtores de água do mundo está passando pela pior estiagem dos últimos 84 anos. Em dezembro do ano passado foram registrados apenas 62 milímetros de chuvas, sendo que a média histórica para esse mês é de 226 milímetros. O resultado dessa seca se reflete no nível dos reservatórios, que diminui a cada dia, levando o sistema a operar com menos de 10% de sua capacidade total, índice considerado crítico. A situação é motivo de preocupação para especialistas, poder público, setor econômico e as mais de nove milhões de pessoas abastecidas pelo sistema no Estado de São Paulo.
As chuvas não colaboraram nos últimos meses, mas o poder público poderia ter feito algo para amenizar o problema? E a partir de agora, o que o governo e a população podem fazer para reverter essa situação? Diante dessas perguntas, o Portal da Câmara Municipal de São Paulo preparou uma série de reportagens para tentar responder a dúvida de todos os paulistanos: vai faltar água em São Paulo?
Mesmo especialistas no assunto têm opiniões diferentes sobre a situação. Para Antonio Carlos Zuffo, da Unicamp, a falta de planejamento e o descaso do poder público foram os responsáveis pelos níveis críticos dos reservatórios. Já Ricardo Toledo Silva, da USP, não vê risco de desabastecimento na cidade e acredita que o governo estadual está tomando as medidas necessárias para lidar com a seca.
Também contaremos casos de empresas que adotaram medidas sustentáveis para economizar água e apresentaremos alguns projetos de lei em tramitação com o objetivo de incentivar a sociedade a preservar esse precioso recurso. Por fim, convidamos vereadores para comentar a atual situação do Sistema Cantareira.
Para fazer essa reportagem especial, a equipe do Portal da Câmara procurou diariamente, por mais de um mês, a assessoria de imprensa da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) empresa responsável pelo abastecimento de 364 municípios , mas não houve retorno até o fechamento desta edição. (Kátia Kazedani)
Arte: Erica Mansberger
Leia todas as matérias:
– Falta de água é consequência de má administração, diz professor
– São Paulo não ficará sem água, afirma especialista
– Projeto propõe desconto no IPTU para quem economizar água
– Empresas investem em soluções para economizar água
– Falta de água poderia ter sido evitada, defendem vereadores
(19/05/2014 – 14h29)