As áreas de ZEUP (Zona Eixo de Estruturação e Transformação Urbana Previsto) estão dentro do eixo de transformação, que correspondem a 18% da área total de São Paulo, do projeto de revisão de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo – zoneamento – em tramitação na Câmara Municipal de São Paulo.
A principal característica de territórios que estão neste eixo é aproximar a população do transporte público. No entanto, diferentemente de ZEU, os parâmetros urbanísticos só poderão ser permitidos após a emissão da Ordem de Serviço das obras de infraestrutura do sistema de transporte que define o eixo, a emissão pelos órgãos competentes de todas as autorizações e licenças. Exemplo é a demarcação na rua Venâncio Ayres, zona oeste. A previsão é que nesse entorno seja construído um metrô e para isso o projeto já prevê que seja ZEUP na região.
Nessas áreas, o coeficiente de aproveitamento será quatro – fator que, multiplicado pela área do terreno, indica a quantidade de metros quadrados que podem ser construídos em um lote – próximos das linhas de trem e metrô e corredores de ônibus. O que significa que se o terreno tiver 100 m², o investidor poderá erguer um prédio de até 400 m² da área construída. Enquanto em outros territórios de São Paulo o fator será dois.
Para saber mais, acesse o mapa da Lei de Zoneamento: