O cirurgião-dentista Guy Colitti, especialista em ortopedia dento-facial, realizou um conferência na tarde desta segunda-feira (11/4), na Câmara Municipal, na qual abordou os principais problemas mandibulares, que atingem milhões de pessoas e afetam seriamente funções como a fala, a mastigação e a deglutição (ato de engolir), e podem ocasionar fortes dores de cabeça.
“O que realmente é importante nesse assunto é quando se olha para a parte muscular. Tanto a parte que diz respeito aos músculos da mastigação como os que sustentam a cabeça e o pescoço. Ela [a dor de cabeça] é a maior reclamação dos pacientes e faz com que eles procurem a gente nos consultórios e ambulatórios. Mas, basicamente, o que acontece é que há uma sobrecarga na musculatura, que pode ser tratada com procedimentos extremamente conservadores, e conforme a gravidade vai se estabelecendo você acaba tendo procedimentos que chegam até a cirurgia”, disse o médico.
Proponente da conferência, o vereador Quito Formiga (PSDB) acredita que o médico Guy Colitti é um dos maiores nomes no assunto. “O propósito desta conferência é aproximar os estudantes da área de odontologia e as pessoas que sofrem de dores causadas pela mastigação’, afirmou.