O diretor técnico da Biopólis, empresa especialista em eco controle de pragas e parceira da Universidade de São Paulo (USP), Randy Baldresca, participou nesta quinta-feira da Comissão Extraordinária Permanente de Meio Ambiente e explicou que atitudes podem ser tomadas por cidadãos para manter os ambientes livres desses animais.
De acordo com Baldresca, evitar deixar resíduos orgânicos nos lixos e louça amanhecida na pia, manter o lixo muito bem acondicionado, fechar as janelas ao anoitecer e limpar bem os móveis são medidas que podem diminuir as infestações.
Caso elas já tenham ocorrido, o diretor da Biopólis afirmou que é necessário buscar uma empresa para resolver. As pessoas precisam saber que toda empresa deve ter um biólogo residente, e um trabalho malfeito pode mascarar e até piorar a infestação, alertou.
O poder público, para Baldresca, também precisa cumprir a sua parte, com a manutenção de bueiros, esgotos e lixos. Ele acredita que os órgãos de limpeza e de fiscalização estão muito bem preparados para lidar com as pragas urbanas, porém não dão conta da demanda.
(12/4/2012 – 14h)