Urbanistas e geógrafos participaram de uma roda de conversa para discutir o Projeto de Lei 688/2013 referente à revisão do Plano Diretor Estratégico nesta quinta-feira (15/5) na Câmara Municipal de São Paulo. O objetivo do encontro foi de aprofundar a discussão sobre o PDE, ouvindo análises técnicas feitas por especialistas.
A iniciativa da atividade foi do vereador Gilberto Natalini (PV), em conjunto com os vereadores Toninho Vespoli (PSOL), Mário Covas Neto (PSDB), Ricardo Young (PPS), Marco Aurélio Cunha (PSD) e Eliseu Gabriel (PSB). De acordo com Natalini, a discussão contribui muito na tomada de decisão dos vereadores. Existem muitas críticas ao projeto e esse debate é muito produtivo para ampliarmos nosso conhecimento sobre a proposta. Estamos tentando colaborar para aprovar um bom plano para cidade, afirmou.
Os principais temas abordados pelos profissionais foram as áreas de adensamento, nos chamados eixos de transporte de massa, e as áreas de proteção ambiental. De acordo com a geógrafa Rose Marie Zenha, é preciso realizar estudos prévios e específicos nesses territórios para que não aconteça degradação do meio ambiente. Antes de se construir nesses eixos, deve ser feito um estudo da capacidade de suporte do território e estudos atualizados sobre a carta geotécnica da região, para garantir a segurança da preservação e de qualidade de vida dos moradores, disse.
O relator do substitutivo, vereador Nabil Bonkuk (PT), ouviu a opinião dos especialistas e rebateu algumas críticas feitas ao texto. Existe uma avaliação incorreta do que está sendo feito, temos vários avanços no Plano. O projeto responde adequadamente às questões de adensamento construtivo com preocupação ambiental. Eu acredito que a situação que temos hoje é uma evolução, defendeu.
Os urbanistas Luiz Carlos Costa, Cândido Malta, Lucila Lacreta, Helena Caldeira e Regina Monteiro, o engenheiro Ivan Maglio, a geógrafa Cleide Rodrigues e o advogado Heitor Tomazini também participaram da reunião.
(15/05/2014 – 19h17)