O câncer de mama é o mais comum nas mulheres em todo o mundo. E é também um dos que mais mata: de acordo com o Inca (Instituto Nacional de Câncer), são mais de 14 mil mortes por ano. Ao todo, os casos registrados já se aproximam da marca dos 60 mil.
Apesar dos números alarmantes, os especialistas são unânimes em afirmar que as chances de cura podem passar de 90% se o diagnóstico for precoce. Por isso, a prevenção é fundamental, como reitera a especialista pós-graduada no hospital A.C. Camargo Thalissa Maniaes. Ela foi uma das convidadas do evento “Outubro Rosa -Abra os olhos para o câncer de mama”, realizado nesta sexta-feira (20/10) na Câmara Municipal de São Paulo.
“A prevenção está crescendo muito aqui no Brasil, mas ainda não é suficiente. E também não deve ser lembrada só em outubro. Ela deve ser realizada o ano todo. E é por isso que existe essa campanha, esse engajamento, para justamente prevenir. Quanto mais a gente falar disso melhor”, disse Maniaes.
O ato de conscientização sobre o câncer de Mama na Câmara foi realizado no auditório Prestes Maia. A iniciativa foi do vereador Dr. Milton Ferreira (Podemos). “Essa campanha é importantíssima para proteger nossas mulheres, diante do alto número de casos e mortes. Então é muito relevante esse alerta”, destacou o parlamentar.
Também participaram do evento o biólogo e pesquisador no Instituto do Coração de São Paulo, Juan José Moyano Muñhoz, ativistas envolvidos com a causa do combate ao câncer no País e integrantes do ‘Podemos’.
Outubro Rosa
O dia 19 de outubro foi escolhido há mais de 20 anos, na década de 1990, para marcar o Dia Internacional do Câncer de Mama.
A data reforça a importância da prevenção. O Outubro Rosa é uma das principais campanhas do mundo para mobilizar, conscientizar e informar sobre as principais formas de combate à doença.