A Semana Municipal de Informação e Divulgação da Pesquisa Clínica, que está em sua 12ª edição, foi iniciada na tarde desta segunda-feira 10/3 na Câmara Municipal de São Paulo. Este ano, o objetivo será discutir os caminhos, desafios e metas.
Para a presidente executiva da Sociedade Brasileira de Profissionais de Pesquisa Clínica (SBPPC), Greyce Lousana, o Brasil é carente de informação. Segundo Greyce, o país não avança nos métodos de pesquisas clínicas por problemas regulatórios. As pessoas, que estão criando as normas de pesquisa, não tem competência para dialogar com profissionais de pesquisa, justificou.
O vereador Paulo Frange (PTB), que presidiu a cerimônia, disse que a Casa deve apoiar essa discussão com especialista, parlamentares e a população. Ele defendeu a criação da Rede Municipal de Centros de Pesquisas Clínicas em São Paulo.
A Secretária de Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED), Marianne Pinotti, também destacou a importância de pesquisas clínicas para o desenvolvimento de políticas públicas de saúde: Há tratamento melhor onde se faz pesquisa.
Participaram ainda do encontro os membros do Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (CEP UNIFESP), professora Mirian Ghiraldini Franco e Frei Anacleto Luiz Gapski, e a médica infectologista Conceição Accetturi, que também preside a SBPC.
(10/03/2014 17h54)