Luiz França / CMSP
Especialistas, professores, vereadores e cidadãos participaram nesta segunda-feira do seminário Educar para a Sustentabilidade Desafios e Perspectivas, realizado na Câmara Municipal de São Paulo, e defenderam a necessidade de um trabalho coletivo para o desenvolvimento da sustentabilidade.
Ente as ações para estimular as pessoas a pensarem no meio ambiente, a COE (Comissão Organizadora Estadual) da Conferência Nacional Infanto-juvenil de Meio Ambiente realiza a cada dois anos encontros municipal, estadual e nacional para debater com alunos e professores maneiras para ajudar no processo. O processo de desenvolvimento ambiental depende do trabalho coletivo e por meio desses encontros debatemos os temas e criamos o conceito colaborativos nas crianças, afirmou uma das integrantes do COE, Camila Pau.
Para o vereador Ricardo Young (PPS), proponente do Seminário, a sustentabilidade depende do trabalho de todos. Não é só uma questão governamental, da sociedade civil ou do setor privado. A sustentabilidade é de todos e devemos trabalhar em colaboração, sinalizou.
Durante o seminário, Sheila Ceccon, do Instituto Paulo Freire, também ressaltou a necessidade de algumas mudanças no Projeto de Lei 415/2012, que institui o Plano Municipal de Educação entre 2011 e 2020, em tramitação na Câmara Municipal. O Legislativo precisa fazer audiências públicas temáticas e uma delas é sobre o meio ambiente. É necessário que exista uma sintonia entre o fazer na escola e o que está nos materiais didáticos. Por exemplo, existe uma lei para que as instituições comprem 30% de produtos orgânicos, mas elas fazem isso? O Plano de Educação deve reforçar essas leis e também trabalhar na formação dos educadores e promover uma gestão participativa, afirmou.
Para Young, o trabalho na infância é fundamental para a sustentabilidade. É importante desenvolver ações para estimular essa cultura na sociedade, e quanto mais cedo se começa é melhor, disse.
(16/09/2013 – 17h23)