A Câmara Municipal de São Paulo vai realizar, na próxima segunda-feira (19/3), mais um ‘Ciclo de Debate Município Saudável’. Desta vez, o evento vai abordar o tema ‘Cuidados Paliativos e Terminalidade da Vida’.
Os chamados ‘cuidados paliativos’ foram definidos pela OMS (Organização Mundial de Saúde) em 2002 como uma forma de assistência para melhorar a qualidade de vida de pacientes e familiares que enfrentam doenças potencialmente ameaçadoras.
O encontro vai ocorrer no auditório Prestes Maia, a partir das 9h. A iniciativa é do vereador Natalini (PV).
Cuidados Paliativos
De acordo com a estratégia programada pela OMS, as ações paliativas devem começar já no momento do diagnóstico.
A partir daí, os cuidados precisam se desenvolver de forma conjunta com as intervenções terapêuticas capazes de modificar o curso da doença. Esse protocolo tem de ser realizado por uma equipe multidisciplinar composta por um médico, um enfermeiro, um psicólogo, um assistente social e ao menos um profissional da área de reabilitação (a ser definido conforme a necessidade do paciente).
Entre as principais medidas terapêuticas estão o controle dos sintomas físicos, avaliações psicoterapêuticas e, inclusive, apoio espiritual ao paciente e aos familiares do diagnóstico ao óbito.
Ainda seguindo as diretrizes internacionais, a condição ideal para o desenvolvimento de um atendimento satisfatório deve compreender uma rede de ações composta por consultas ambulatoriais, assistência domiciliar e internação em unidade de média complexidade, destinada ao controle de ocorrências clínicas e aos cuidados de final de vida.
Veja a programação completa do Ciclo de Debates:
Palestrantes
Henrique Ramos Grigio – Médico de família e paliativista, residência médica em Medicina Paliativa pelo HCFMUSP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), coordenador do programa de assistência e pesquisa em Cuidados Paliativos do Hospital Samaritano, responsável técnico pela empresa de Home Care Dal Bem e membro da Câmara Técnica de Cuidados Paliativos do CREMESP.
Daniel Neves Forte – Médico intensivista e paliativista, doutorado em ciências e pós doutorando em bioética pela FMUSP, coordenador do programa de assistência e ensino e pesquisa em Cuidados Paliativos do Hospital Sírio Libanês e presidente da ANCP (Academia Nacional de Cuidados Paliativos).
Juraci Aparecida Rocha – Médica Assistente do Núcleo de Cuidados Paliativos do HC-FMUSP. Coordenadora do Núcleo de Cuidados Paliativos do Hospital Cruz Azul. Docente da pós-graduação em Cuidados Paliativos do CU São Camilo. Titulada em Medicina Intensiva pela AMIB e AMB.
Manuela Salman – Médica psiquiatra do Hospital Premier – Grupo MAIS. Pós-graduada em Cuidados Paliativos num Modelo de Atenção Integral à Saúde pela Faculdade de Medicina de Itajubá e Hospital Premier. Pós-graduada em Medicina Paliativa pelo Centro Universitário São Camilo/Instituto Paliar. Especializada em Psiquiatria pela Santa Casa de São Paulo.
Dalva Yukie Matsumoto – Médica clínica geral e oncologista, idealizadora e fundadora da Hospedaria de Cuidados Paliativos do Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo (HSPM/SP). Membro da Diretoria do HSPM (Hospital do Servidor Público Municipal).
Moderador: Mauricio Bullejos Gonçalves
Serviço
Ciclo de Debate Município Saudável – Programa Cuidados Paliativos e Terminalidade da Vida
Data: 19/03
Horário: 9h00 às 12h
Local: Câmara Municipal de São Paulo- Auditório Prestes Maia (1º andar) Vd. Jacareí, 100 – Bela Vista – SP.