Duas novas estações da linha 4-Amarela do Metrô, Luz e República, foram inauguradas nesta quinta-feira. O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o prefeito da cidade, Gilberto Kassab, estiveram na viagem inaugural entre as duas estações. Os vereadores Goulart (PMDB), David Soares (PSC) e Claudinho (PSDB) também estiveram presentes.
Além de percorrer a estação da Luz a maior da Linha 4 , Alckmin descerrou placas nas duas novas paradas do Metrô.
Com as novas estações, que possuem ligação direta com as linhas 1-Azul e 3-Vermelha do Metrô e outras da CPTM, Geraldo Alckmin acredita que o movimento nas estações Sé e Paraíso deve cair em até 20%, resultado do maior número de opções de pontos para baldeação. A maior mudança no fluxo de passageiros deve ocorrer quando as estações Luz e República da Linha 4-Amarela passarem a funcionar no horário normal por enquanto, elas operam das 10h às 15h, de segunda a sábado.
O governador de São Paulo também afirmou que a superlotação na rede é normal, devido ao preço das passagens. Segundo ele, por serem mais baratas, as viagens de trem acabam sendo escolhidas em detrimento de percursos que alternam trens e ônibus.
Com a inauguração, a Linha 4-Amarela, passa contar com seis estações. Até 2014, o Governo do Estado espera que outras cinco sejam finalizadas – Higienópolis- Mackenzie, Oscar Freire, Fradique Coutinho, São Paulo-Morumbi e Vila Sônia, completando o traçado.
(15/9/2011 – 13h15)