Em coletiva de imprensa da tarde desta quarta-feira (23/3), o Governo do Estado de São Paulo anunciou para o próximo fim de semana (27/3) o Domingão da Vacinação, com todas as unidades de saúde abertas para a imunização das crianças e aplicação da terceira e quarta dose contra a Covid-19.
“Das 7h até 19h, teremos 5 mil Unidades Básicas de Saúde nos 645 municípios de São Paulo vacinando a população, principalmente as crianças de 5 a 11 anos. Também vamos proceder a imunização da quarta dose para pessoas com mais de 80 anos e para aquelas pessoas que, eventualmente, ainda não tomaram a sua terceira dose”, disse o governador João Doria (PSDB).
Em parceria com os 645 municípios, o Governo do Estado vai disponibilizar R$ 5,5 milhões em etapas para pagar diárias aos profissionais de saúde que farão parte da ação.
Também nesta tarde, o governador anunciou a antecipação em uma semana da campanha de vacinação contra a gripe.Desta forma, idosos acima dos 80 anos poderão aproveitar o Domingão para receber a vacina contra a Influenza junto com a quarta dose contra a Covid-19.
Mais sobre o novo coronavírus 1
De acordo com o boletim diário mais recente publicado pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo sobre a pandemia do novo coronavírus, até esta quarta-feira (23/3), a capital paulista totalizava 41.935 vítimas da Covid-19. Havia, ainda, 1.898.700 casos confirmados de infecções pelo novo coronavírus.
Abaixo, gráfico detalhado sobre os índices da Covid-19 na cidade de São Paulo.
Em relação ao sistema público de saúde, os dados mais recentes mostram que a taxa de ocupação de leitos de UTI (Unidade e Terapia Intensiva) destinados ao atendimento de pacientes com Covid-19 na região metropolitana de São Paulo, nesta quarta-feira (23/3), é de 29,3%. Já a ocupação de leitos de enfermaria está em 25,6%. No Estado, a taxa de ocupação em UTIs está em 26,2% e em 19,1% em leitos de enfermaria. Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde.
Mais sobre o novo coronavírus 2
A média móvel de óbitos por Covid-19 registrou queda de 60,4% desde o pico nas ocorrências causadas pela variante Ômicron no Brasil. De acordo com o boletim epidemiológico mais recente do Ministério da Saúde, o recuo foi de 895,36, em 18 de fevereiro, para 354,3. A média móvel de casos também decresceu, registrando queda de 77,7% desde o dia 5 de fevereiro.
A ampliação da imunização foi apontada pela pasta como maior justificativa para as reduções. Até o momento, a campanha de vacinação contra a Covid-19 já imunizou 91,38% dos brasileiros acima de 12 anos com pelo menos a primeira dose. O foco agora é completar o esquema vacinal e distribuir a dose de reforço para todos.
Mais sobre o novo coronavírus 3
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) realizou uma reunião na última terça-feira (22/3) com especialistas e cientistas externos para discutir a eficácia e segurança da vacina Coronavac para crianças de 3 a 5 anos.
O encontro faz parte do processo de avaliação feito pela agência antes de aprovar ou recusar a solicitação do Instituto Butantan para que a vacina seja utilizada nesta faixa etária.
De acordo com a Anvisa, participaram do encontro representantes da SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria), SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia), SBPT (Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia), SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações), Hospital Albert Einstein e também da Abrasco (Associação Brasileira de Saúde Coletiva).
A Coronavac segue agora em análise e a Anvisa aguarda que o Instituto Butantan envie documentos sobre exigências técnicas solicitadas na semana passada.
*Ouça aqui a versão podcast do boletim Coronavírus desta quarta-feira
*Este conteúdo e outros conteúdos especiais podem ser conferidos no hotsite Coronavírus