O governo do Estado de São Paulo anunciou, neste domingo (27/3), a ampliação da quarta dose da vacina de Covid-19 para pessoas acima de 60 anos. A imunização deste público-alvo é uma recomendação do Comitê Científico de São Paulo e começa no dia 5 de abril em todo o Estado. O anúncio foi feito pelo governador João Doria (PSDB) durante as ações do “Domingão da Vacinação”, ocorridas no Parque Villa-Lobos, zona oeste da capital. Na ocasião, foram imunizados crianças, adultos e idosos contra o coronavírus e idosos acima de 80 anos contra a gripe.
Estarão aptos a receber a quarta dose cerca de 4,5 milhões de pessoas, desde que tenham recebido a dose de reforço (3ª dose) com um intervalo de quatro meses. A decisão levou em consideração o alto índice de mortalidade entre os idosos desta faixa etária durante a circulação da variante Ômicron.
Para se vacinar é necessário apresentar um documento de identificação e a carteirinha com o registro das doses recebidas anteriormente.
Mais sobre o novo coronavírus
De acordo com o boletim diário mais recente publicado pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo sobre a pandemia do novo coronavírus, até esta segunda (28/3), a capital paulista totalizava 42.013 vítimas da Covid-19. Havia, ainda, 1.904.432 casos confirmados de infecções pelo novo coronavírus.
Abaixo, gráfico detalhado sobre os índices da Covid-19 na cidade de São Paulo.
Em relação ao sistema público de saúde, os dados mais recentes mostram que a taxa de ocupação de leitos de UTI (Unidade e Terapia Intensiva) destinados ao atendimento de pacientes com Covid-19 na região metropolitana de São Paulo, nesta segunda-feira (28/3), é de 29,0%. Já a ocupação de leitos de enfermaria está em 24,4%. No Estado, a taxa de ocupação em UTIs está em 23,9% e em 17,9% em leitos de enfermaria. Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde.
Atuação no município
A partir desta terça-feira (29/3), a Secretaria Municipal da Saúde começa a aplicar a quarta dose em idosos a partir de 70 anos de idade que tenham tomado a terceira dose há pelo menos quatro meses.
Dos 556 mil idosos com mais de 70 anos que residem na capital, 450.347 estão elegíveis no momento para receber a segunda dose de reforço. Para se vacinar, é necessário apresentar um documento de identificação, preferencialmente CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) ou cartão do SUS (Sistema Único de Saúde), além da carteirinha com o registro das doses recebidas anteriormente.
É indicado consultar o site De Olho na Fila antes do deslocamento, para conferir a movimentação de pessoas nas unidades e evitar aglomerações, além dos imunizantes disponíveis em cada unidade.
Lembrado que a vacinação contra influenza, para idosos acima de 80 anos de idade, também está disponível em todas as UBSs e AMAs/UBSs Integradas, das 7h às 19h, bem como nos mega postos e drive-thrus, que operam das 8h às 17h.
*Ouça aqui a versão podcast do boletim Coronavírus desta segunda-feira
*Este conteúdo e outros conteúdos especiais podem ser conferidos no hotsite Coronavírus