pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Estudantes elegem Mesa Diretora e votam projetos no Parlamento Jovem

Por: DA REDAÇÃO

11 de novembro de 2016 - 15:17

A ideia de estimular jovens a participarem da política para mudar a sociedade foi o tema defendido pelo presidente da Chapa Verde, Felipe de Paula e Silva Correia, eleita nesta sexta-feira (11/11) para compor a mesa diretora da 15ª edição do Parlamento Jovem da Câmara Municipal de São Paulo.

O Parlamento Jovem tem como objetivo possibilitar aos alunos do 6º ao 9º ano conhecerem as funções do legislativo por meio da apresentação de projetos propostos e votados por eles.

Atuante desde a infância, Felipe, 14 anos, é estudante da Escola Santa Tereza, zona oeste. Ele foi escolhido para participar do Parlamento Jovem com a proposta de um Projeto de Lei para estimular a cultura na cidade. “Acho a música muito importante e percebo que esse e outros segmentos culturais não são valorizados. A minha proposta é estimular as empresas a levarem os funcionários a eventos culturais para que a ida em teatros, museus e exposições passem a fazer parte do cotidiano das pessoas”, argumentou o presidente do Parlamento Jovem.

A oportunidade de participar do evento fortaleceu a vontade de Felipe de seguir na carreira política. “Quero me candidatar a vereador porque o trabalho que eles fazem junto à população é importante, e a partir das cidades é que iniciamos as mudanças que podem ser aplicadas para o Brasil”, disse.

A mãe do presidente do Parlamento Jovem, Flávia Schirato de Paula e Silva, ficou contente com a eleição do filho. “Desde criança ele quer estar envolvido com política e acho essa iniciativa fundamental para que as crianças e adolescentes entendam a importância da cidadania”, sinalizou.

A primeira vice-presidente do Parlamento Jovem, Gabriela Silva Gonçalves, tem 14 anos e estuda no colégio adventista de São Miguel Paulista, zona leste. A proposta apresentada por ela é para facilitar o dia a dia dos deficientes visuais. “Fiquei impressionada com uma cena que vi um dia no ponto de ônibus. Uma deficiente visual pediu para uma pessoa lhe avisar quando seu ônibus estivesse vindo e a pessoa disse que não iria avisar porque não tinha essa obrigação. Achei um absurdo o que tinha visto e o meu Projeto de Lei é para que os pontos de ônibus tenham sensores para avisar os deficientes visuais para que eles não passem por situações constrangedoras”, contou.

Para ela, a oportunidade de participar do evento é uma grande conquista e a estimula a dar continuidade no projeto de seguir na carreira política e se candidatar a vereadora. “Estou muito feliz e aprendendo muito. Quando fiz o Projeto de Lei não imaginei que ele seria classificado e depois ainda iria fazer parte da mesa diretora”, sinalizou.

O primeiro presidente da I edição do Parlamento Jovem, Gabriel Freitas, participou do evento e contou que o fato de ter participado do projeto o estimulou a ser mais participativo e a trabalhar no setor público. “O Felipe [de Paula e Silva Correia] nasceu no ano em que eu fui presidente aqui. Na época, eu já trabalhava com política porque era do grêmio da escola. A Câmara ao abrir a porta do legislativo para os jovens os ajudam a entender que eles podem contribuir com o processo desde cedo e a entender que a participação é fundamental para melhorar a sociedade”, disse.

O vereador Natalini (PV) parabenizou os participantes do Parlamento Jovem. “Faço política desde a adolescência e fico feliz de ver a juventude interessada pelo tema. Quando a política é feita com dignidade e caráter, ajuda a mudar a vida da população”, explicou.

Presidindo os trabalhos antes da eleição da Chapa Verde, o vereador Reis (PT) achou muito interessante as propostas apresentadas pelos estudantes. “Os projetos que eles fizeram são ideias que nós vereadores temos no nosso dia a dia e isso mostra a sensibilidade deles para as questões da cidade. O Parlamento Jovem é uma experiência fundamental porque mostra para as crianças a importância de exercer a cidadania”, disse.

Veja os integrantes da Chapa Verde

Presidente: Felipe de Paula e Silva Correia

1º Vice-presidente: Gabriela Silva Gonçalves

2º Vice-presidente: Ana Katarine Valença Muniz Ferreira

1º Secretário: Guilherme Campos Villas Boas

2º Secretário: Maria Eduarda Duarte Palú

VEJA MAIS FOTOS DO EVENTO:

Please specify a Flickr ID for this gallery

 

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar