O Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) – principal estudo sobre empreendedorismo do país – revelou que São Paulo é a melhor cidade para empreender no Brasil. A pesquisa constatou que a capital paulista apresentou melhorias no ambiente de negócios e atuou na desburocratização dos processos com propostas e revisão da legislação que refletiram na redução do tempo de abertura de empresas e da obtenção de alvará de construção.
Para se ter uma ideia desses avanços, de acordo com a SP Negócio, o tempo para emissão do alvará diminuiu durante a gestão do prefeito Fernando Haddad de 500 dias para 380 dias. A pesquisa ainda registra como melhoria no ambiente de negócio a criação da Controladoria Geral do Município (CGM), responsável pela transparência e combate à corrupção no município, o que resultou na Máfia do ISS e permitiu que a cidade fosse eleita pela Controladoria Geral da União (CGU) como a mais transparente do Brasil.
A negociação da dívida municipal com o Governo Federal – citado pela pesquisa – fez com que São Paulo tivesse o retorno do equilíbrio econômico-financeiro e a obtenção do reconhecimento do grau de investimento pela agência Fitch Ratings. O acordo permitirá a capital paulista já no próximo ano R$ 1 bilhão a mais de investimento.
Estudo
A pesquisa elaborada pela Endeavor Brasil tem como base levantamentos internacional de instituições como o Fórum Econômico Mundial, a Unctad (United Nations Conference on Trade and Development/ONU) e o Banco Mundial. Neste ano, 32 municípios foram avaliados em 22 estados.
Foram utilizados 55 indicadores em sete pilares: ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso a capital, inovação, capital humano e cultura empreendedora. O objetivo foi identificar quais cidades têm as condições mais propícias para o desenvolvimento de empresas de alto crescimento no país.