A Câmara Municipal de São Paulo recebeu nesta segunda-feira a abertura do Seminário Internacional de Desenvolvimento Econômico para Afrodescendentes. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Participação e Parceria, será realizado ao longo desta semana com o objetivo de discutir o papel do poder público e da iniciativa privada nas relações com empresários e empreendedores afrodescendentes, além de apresentar experiências positivas.
No debate desta segunda, os participantes e representantes de comunidades afrodescendentes falaram sobre as dificuldades que encontram para conseguir apoio do governo federal na hora de pedir um empréstimo. Não podemos contar com o BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social) e nem com outros bancos quando precisamos de dinheiro para abrir o nosso negócio”, disse o presidente do Ceabra (Coletivo de Empresários e Empreendedores Afro-brasileiro), João Carlos Martins.
Para ele, além do racismo, as instituições colocam como empecilho a falta de bens materiais como garantia do empréstimo. É uma questão histórica e que deve ser mudada. Somos de famílias que foram escravas ou nunca tiveram nenhum tipo de recurso, mas agora queremos ter nossos negócios e não conseguimos financiamento porque fomos prejudicados pelo nosso passado, alegou.
Representando a Secretária de Participação e Parceria, Antônio Carlos de Oliveira adiantou que o seminário será fundamental para definir propostas a fim de resolver os problemas que os afrodescendentes enfrentam para empreender. No final, vamos fazer um documento e o encaminharemos para os governos municipal, estadual e federal, comentou.
O seminário será realizado até o dia 6 de setembro na Associação Comercial de São Paulo.
(3/9/2012 – 12h40)