RenattodSousa
A advogada Theodosina Rosário Ribeiro, primeira vereadora negra da Câmara Municipal de São Paulo, é homenageada |
A Ordem dos Advogados do Brasil, seccional São Paulo (OAB SP) realizou nesta quarta-feira, nas dependências da Câmara Municipal de São Paulo, a cerimônia de entrega do Prêmio Doutora Maria Immaculada Xavier da Silveira, criado pela OAB em 2008.
É um dia especial, pois realizamos homenagens expressivas e significativas. Quando aqui nos encontramos para prestar essa homenagem de um símbolo que a Comissão da Mulher Advogada cria e passa a conceder anualmente para aquelas mulheres que, dentre tantas, se destacam, só pode ser um dia especial, disse o presidente da OAB-SP, Luiz Flávio Borges D´urso.
O prêmio é concedido a mulheres que se destacaram em sua atuação profissional na área legislativa, militantes de direitos humanos, médicas, professoras e parlamentares por seus méritos e honradas atitudes junto à sociedade brasileira. O evento contou com a presença do vereador Floriano Pesaro, líder do PSDB na Câmara.
Foram premiadas no evento a escritora e feminista Rose Marie Muraro; a advogada Theodosina Rosário Ribeiro, primeira vereadora negra da Câmara Municipal de São Paulo; a advogada e reitora da FMU Labibi Elias Alves da Silva; a advogada e conselheira da OAB-SP Helena Maria Diniz; a socióloga Eva Alterman Blay; a deputada estadual Célia Leão; a médica e empresária Yvonne Capuano; a advogada e presidente da Comissão de Ação Social da OAB-SP Maria Célia do Amaral Alves, e a procuradora de Justiça Luiza Nagib Eluf.
Prêmio
O prêmio foi criado em homenagem à primeira mulher bacharel em Direito inscrita na Seccional paulista da OAB, em 1932. Maria Immaculada nasceu em Piracicaba, em 1900, e frequentou o curso de graduação na Faculdade de Direito de São Paulo, concluído em 1925.
(14/09/2011 – 21h12)