RenattodSousa/CMSP
As mais antigas entidades ligadas ao candomblé e à umbanda na cidade de São Paulo foram homenageadas nesta quarta-feira em sessão solene realizada na Câmara Municipal, uma iniciativa do vereador Orlando Silva (PCdoB) em parceria com o Fórum das Comunidades de Terreiro e de Tradições de Matriz Afro Brasileira do Estado de São Paulo – FOESP
Com a presença do secretário de Igualdade Racial Netinho de Paulo e da deputada Leci Brandão, representantes de cerca de 30 terreiros da cidade receberam diploma de gratidão das mãos do vereador. Nosso objetivo é convidar para esta Casa os sacerdotes e sacerdotisas das religiões de matriz africana, estimulando com isso a reflexão sobre a tolerância e a liberdade religiosa em São Paulo e no Brasil, disse Silva.
Segundo o representante do candomblé Eduardo Brasil, ou Tata Matamoride, como é conhecido no terreiro, em uma época de tanta intolerância, é um prazer poder participar de um evento como esse na Câmara. A religião de matriz africana é o que sobra de África para nós, negros. Então, se a gente imaginar que hoje podemos entrar numa casa legislativa e homenagear minha religião, no meio de tanta perseguição, a gente tem que ficar muito feliz, porque esse é um passo gigantesco, disse.
Confira entrevista em vídeo:
{youtube}oyQZ3tgM7Q4&rel=
(08/05/2013 21h20)