pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Evento na Câmara discute o câncer de mama

5 de março de 2012 - 23:21

Categorias

RenattodSousa
CANCER-NATALINI-532012-RttodSousa__0695-72-ABRE

 Em celebração ao Mês Internacional da Mulher, o vereador Gilberto Natalini (PV) e o Instituto Se Toque realizaram nesta segunda-feira, na Câmara Municipal de São Paulo, o evento Câncer de Mama – Toque no assunto com carinho. 

Durante o evento, a presidente do Instituto Se Toque, Mônica Serra, apresentou o trabalho realizado pela instituição junto às mulheres e junto às escolas para divulgar a importância de realizar o exame de mamografia. Foi através das crianças que conseguimos atingir as mães e divulgar nosso trabalho e a importância do exame. Fazemos inclusive cadastros para hospitais e, para diminuir a evasão dos exames, passamos a encaminhar um torpedo por celular um dia antes do exame e conseguimos obter altos índices de comparecimento com isso, disse.

Participaram do evento, além de Mônica Serra e do vereador, a vice-prefeita Alda Marco Antonio; o secretário de Educação, Alexandre Schneider; Paulo Kron, representando a Secretaria Municipal de Saúde; e o médico Sérgio Simon, coordenador do Departamento de Oncologia do Hospital Albert Einstein, que fez uma palestra sobre o combate à doença e a importância de políticas de prevenção que possibilitem o diagnóstico precoce. Para mim é uma honra participar desse evento e poder divulgar para vocês o aumento das taxas de mamografia acontecendo na cidade de São Paulo por influência de vários fatores, um dos quais o uso de educação publica através de crianças e adultos para lembrar as mulheres da importância de fazer esse exame, disse.

O câncer de mama é uma doença causada por múltiplos fatores, o que dificulta sua prevenção. Por isso, o diagnóstico precoce ainda é o maior aliado no combate à doença: quanto mais cedo o tumor for descoberto, maiores são as chances de cura. Mais de 50 mil mulheres por ano são diagnosticadas com a doença, com índice de mortalidade em torno de 24%.

O mundo divide-se entre pessoas que gostam de gente e os que não gostam. A Mônica Serra é uma pessoa que, como nós, gosta de servir. Para mim foi uma honra muito grande realizar esse evento tão representativo com pessoas do governo, a sociedade civil e da academia, disse o vereador Natalini.

INSTITUTO SE TOQUE
Fundado em outubro de 2005 por Monica Serra, o Instituto Se Toque é uma organização não governamental que atua na promoção da saúde da mulher, com foco no câncer de mama. O Instituto utiliza a educação para conscientizar a mulher sobre o valor da busca pelo diagnóstico precoce e o Colar da Vida como instrumento de ensino sobre as características da evolução da doença.

(05/03/2012 – 21h23)

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar