pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Evento saúda quem trabalha com pressão atmosférica incomum

4 de dezembro de 2012 - 21:15

Categorias

RenattodSousa

 

A construção de túneis, o trabalho em submarinos e aeronaves têm algo em comum: seus trabalhadores estão constantemente submetidos a ambientes cuja pressão atmosférica é muito maior ou menor que a normal. Esses profissionais disbáricos, como são chamados, foram contemplados com uma homenagem nesta terça-feira, em encontro organizado pelo vereador Eliseu Gabriel (PSB).

 Para o parlamentar, o desconhecimento da situação desses trabalhadores dificulta ações de prevenção de acidentes. A visibilidade que esse evento trouxe pode fortalecer as iniciativas de mudanças, afirmou Gabriel ao chamar atenção para que tanto autoridades quanto a população precisam saber mais sobre a questão.

 A Associação Brasileira dos Especialistas e Trabalhadores Disbáricos (ABRAETD) também participou da organização do evento. Segundo Manoel Messias, presidente da associação, a oscilação da pressão atmosférica causa problemas de saúde e exige que os trabalhadores tenham um atendimento específico. Ele explicou que boa parte do trabalho da associação é focado no diálogo com as empresas para convencê-las a investir na saúde dos funcionários.

 Para o médico hiperbarista João David Neto, especializado no tratamento de pessoas submetidas à variação de pressão, os trabalhadores podem ser otimistas. Hoje há um grande movimento tanto das empresas quanto de institutos de pesquisa e ensino para que haja a fiscalização correta nos canteiros de obras e um tratamento adequado no caso de acidentes, disse.

David Neto destacou que na construção da rede metroviária, onde se utiliza os tubulões pressurizados, a mudança foi enorme entre as primeiras obras e as atuais. Hoje já não vemos tantos trabalhadores adoecendo, comemorou. O vereador Eliseu Gabriel lembrou que agora é preciso mobilizar o poder público para que se crie uma legislação específica para o setor.

De certo modo, a ABRAETD me pressionou, democraticamente, e me sensibilizou para o assunto. Esse grupo teve força de chegar até aqui e me mostrou que isso é importante, da mesma maneira que agora temos de pressionar o Poder Executivo, observou. Esse caminho é importante, porque dá subsídios à administração pública, completou.

Enfermagem

O evento realizado na Câmara Municipal nesta terça-feira também consagrou o lançamento da Sociedade Brasileira de Enfermagem Hiperbárica. Trata-se de uma iniciativa inédita no Brasil, que até hoje só contava com uma associação de médicos especializados no setor.

{youtube}3RI-Mabc8Z8&rel=0|560|315|{/youtube}

 

(4/12/2012 – 20h45)

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar