Fotos: Fábio Jr Lazzari/ CMSP
A Comissão da Verdade da Câmara Municipal de São Paulo aprovou nesta quinta-feira uma série de convites e convocações de pessoas a serem ouvidas nos próximos encontros do colegiado.
Um requerimento apresentado pelo vereador Gilberto Natalini (PV) e aprovado pela Comissão inclui nomes como Rafael Martinelli (do Fórum Permanente dos Ex-Presos e Perseguidos Políticos de São Paulo), Airton Soares (advogado de ex-presos políticos), Aparecido Laerte Calandra (delegado acusado de envolvimento em casos de tortura e desaparecimentos) e Claudio Gerra (ex-agente da ditadura).
O mesmo requerimento pede que a Comissão da Verdade dê início às tratativas para transformar o prédio onde funcionava o DOI-Codi em um “Espaço de Defesa da Democracia e da Liberdade”.
Já o vereador Jamil Murad (PCdoB) solicitou a realização de uma reunião exclusiva para tratar do caso que ficou conhecido como Chacina da Lapa operação do Exército no comitê central do PCdoB que resultou na morte de dirigentes do partido, em 1976.
Ele também pediu o encaminhamento de um ofício aos órgãos de imprensa para que mandem à Câmara as matérias veiculadas na época sobre o episódio, além da convocação do repórter Nelson Veiga, da TV Bandeirantes, que trabalhou na cobertura do caso.
(28/6/2012 – 18h20)