pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Expoente do combate ao diabete é homenageado na Câmara

25 de março de 2011 - 23:06

RenattodSousa
FADLO-FRALGE-25-3-2011-RenattodSousa-_209-72-ABRE

A Câmara de São Paulo entregou nesta sexta-feira, 25 de março, o título de Cidadão Paulistano ao médico e professor Fadlo Fraige Filho.

A sessão solene de homenagem ao médico contou com a presença de familiares e amigos de Fraige, dos vereadores Gilberto Natalini (PSDB), Jamil Murad (PCdoB) e Sandra Tadeu (DEM), além de representantes do Ministério da Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo.

Amigo do médico, o prefeito da cidade de Nova Europa, Walter Willians Figueiredo, também compôs a mesa de homenagem.

Com mais de 40 anos dedicados à medicina, o endocrinologista Fadlo Fraige Filho é um dos maiores nomes no trabalho de combate a diabetes no Brasil.

Fundador da ANAD (Associação Nacional de Assistência ao Diabético), o médico foi um dos idealizadores do Plano de Reorganização da Atenção à Diabetes e à Hipertensão Arterial, que ajudou a identificar milhares de novos portadores da doença no País, a partir de 1997.

Para o vereador Gilberto Natalini, proponente da homenagem, a trajetória de Fraige é um exemplo de dedicação ao próximo.

Natalini destacou o esforço de Fraige em aprovar no Congresso leis de defesa dos portadores da diabetes. Como médico que sou, sei o que a diabetes causa da vida das pessoas e a luta que é para tratar da doença e recuperar um paciente para a vida normal. Por isso, essa homenagem é muito mais que justa. É um reconhecimento e uma forma de gratidão dos paulistanos por tudo que o dr. Fadlo fez para a sociedade brasileira, destacou Natalini.

O vereador Jamil Murad lembrou em seu discurso da trajetória internacional do fundador da ANAD, que foi destaque diversas vezes na mídia internacional por seu trabalho com os diabéticos.

Na opinião de Murad, o endocrinologista formado pela Santa Casa de São Paulo é um dos maiores expoentes do ideal de ser médico no mundo. Conheci o dr. Fadlo em 1971, no Hospital das Clínicas. Já naquela época ele se mostrava uma pessoa inquieta, ecoando aos quatro cantos a necessidade de se construir uma política nacional de divulgação e prevenção do diabetes. Com tantos anos dedicados, esse título é pra lá de merecido, disse o parlamentar do PCdoB.

(21h19)

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar