No mês de fevereiro, é realizada a campanha Fevereiro Laranja, que tem o propósito de conscientizar as pessoas sobre o diagnóstico precoce e tratamento da leucemia. No Estado de São Paulo, a ação é instituída pela Lei nº 17.207, de 12 de novembro de 2019.
No Brasil, de acordo com Inca (Instituto Nacional de Câncer), estima-se que 10 mil novos casos de leucemia sejam diagnosticados por ano. As ações educativas são importantes para que a população tenha consciência de que com o diagnóstico precoce, as chances de cura aumentam.
Alguns sintomas podem ser um alerta para uma investigação, tais como, palidez, cansaço, febre, aumento de gânglios, infecções persistentes ou recorrentes, hematomas, petéquias (pequenas manchas vermelhas ou marrons), sangramentos inexplicáveis, aumento do baço e do fígado. Na suspeita de leucemia, o paciente deverá fazer o exame de sangue e ser encaminhado para o hematologista.
O que é a doença?
A leucemia é uma doença que afeta a medula óssea, quando as células sanguíneas normais são substituídas pelo acúmulo de células doentes. A medula óssea é fundamental para o corpo humano. É o local de fabricação das células sanguíneas e ocupa o interior dos ossos.