pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Comentários

TATILENE ALVES DE OLIVEIRA

Tenho fibromialgia, artrite reumatoide,ansiedade generalizada! Sinto muitas dores insuportável…

Sandra SteL

#CâmaraMunicipal,s
#SecretariaMunicipaldeSaúdeSP nos ajudem aí
#FevereiroRoxo
#LúpusFevereiroRoxo
Nós #PacientesDeLúpus necessitamos que as nossas #Consultas e #Exames tenham o agendamento mais rápido, necessitamos que os nossos resultados de exames sejam tbm disponíveis mais rápidos e que possamos retirar eles via internet se caso necessitarmos, nós pacientes de #Lúpus temos necessidades especias, temos consultas multidisciplinar, não podemos ficar esperando por um resultado de exames por 30 dias pois se for algo mais grave o paciente corre riscos de sequelas, … , pacientes quando estão com a doença Ativa ou quando suspeitam que ela possa estar entrando em atividade tem que ter tratamento precoce, nós pacientes por vezes necessitamos de repor vitaminas, B, D, …, necessitamos de cálcio, anticoagulantes, antidepressivo que ajudam a tratar tbm as nossas dores … . Necessitamos que os nossos gestores venham incluir esses medicamentos na lista da #REMUME para nós que somos pacientes de Lúpus, doenças Autoimunes, doenças Reumáticas, doenças Crônicas, doenças Raras, tem que atualizar essa lista de medicamentos fornecidos pelo SUS.

#LúpusTemQueTerDiagnósticoPrecoce
#LúpusTemQueTerTratamentoPrecoce
#LúpusTemQueTerMedicamentosNoTempoCerto
#LúpusTemQueTerTratamentoAdequado
#LúpicosSP
#LúpicasSP
#LúpusNãoTratadoCorretamentePodeCausarDeficiênciaFísica
#LúpusNãoTratadoCorretamentePodeMatar
#LúpusMaioRoxo
#LúpusLeiEstadual10215de1999
#VivaBemComLúpus
#BloggerLúpusLesLes
#LúpusLesLes

Contribuições encerradas.

Fevereiro Roxo, mês de conscientização sobre lúpus, alzheimer e fibromialgia

Por: BEATRIZ DAMASCENO
HOME OFFICE

2 de fevereiro de 2022 - 13:32

Fevereiro Roxo é uma campanha de conscientização sobre as doenças lúpus, alzheimer e fibromialgia, criada com o objetivo de alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce. Nenhuma destas doenças tem cura, mas podem ser tratadas de maneira mais efetiva quando descobertas no estágio inicial.

Lúpus

É uma doença inflamatória crônica autoimune, diagnosticada com exames de sangue e urina. Com o tratamento, é possível controlar a doença e garantir uma boa qualidade de vida.

O lúpus se desenvolve em uma série de processos internos no organismo de cada pessoa e não é transmissível. Apesar de mais comum entre mulheres, ela pode afetar pessoas de ambos os sexos.

Em geral, a doença causa lesões e inflamações na pele (lúpus cutâneo) e órgãos internos (lúpus sistêmico). Alguns sintomas são gerais como febre, emagrecimento, perda de apetite, fraqueza e desânimo. Também estão entre as principais características lesões avermelhadas em maçãs do rosto e dorso do nariz, dor e inchaço,  inflamação nas articulações das mãos, inflamação nos rins, inflamação de pleura e pericárdio (membranas que recobrem o pulmão e o coração).

Alzheimer

A  doença de Alzheimer, também conhecida como Mal de Alzheimer, é a forma mais comum de demência neurodegenerativa em idosos. Sua evolução é gradativa e que a causa ainda é desconhecida. Acredita-se que seja geneticamente determinada.

A doença provoca restrições cognitivas, perda de memória, irritabilidade, agressividade, passividade, entre outros sintomas.

No Brasil, centros de referência do SUS (Sistema Único de Saúde) oferecem tratamento multidisciplinar integral e gratuito para pacientes com Alzheimer, além de medicamentos que ajudam a retardar a evolução dos sintomas.

Os cuidados dedicados às pessoas com Alzheimer, porém, devem ocorrer em tempo integral. Cuidadores, enfermeiras, outros profissionais e familiares, mesmo fora do ambiente dos centros de referência, hospitais e clínicas, podem encarregar-se de detalhes relativos à alimentação, ambiente e outros aspectos que podem elevar a qualidade de vida dos pacientes.

Fibromialgia

A fibromialgia, também denominada a doença das dores inexplicáveis, manifesta-se com dores musculares generalizadas crônicas (que duram mais de três meses), alterações no sono, no humor e disposição do paciente. Assim como lúpus, a doença é mais comum entre mulheres. A causa da doença ainda é desconhecida e o diagnóstico é feito de maneira clínica.

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar