A Câmara Municipal de São Paulo concedeu o Título de Cidadão Paulistano ao capoeirista Gladson de Oliveira Silva, mais conhecido como Mestre Gladson, na noite desta quarta-feira (11/9). O autor da homenagem foi o vereador Gilson Barreto (MDB).
Conforme o vereador, o homenageado é uma figura emblemática e incansável na preservação, divulgação e ensino da capoeira. “Ele já era um cidadão paulistano e, agora, é por direito com esta honraria. Para mim é uma honra muito grande ser o intermediador entre o Parlamento municipal e esse grande mestre, esse grande conhecedor da capoeira, da cultura. Ele passa o seu conhecimento para os outros, escreveu livros e vem recuperando os jovens da periferia de São Paulo”, afirmou o parlamentar, que presidiu a Sessão Solene.
Mestre Gladson nasceu em 6 de setembro de 1942, na cidade de Juiz de Fora (MG). Desde os anos 70, ele trabalha para promover a cultura e a tradição da arte marcial afro-brasileira, além de fazer da capoeira um instrumento educacional e de inclusão social para jovens em situação de vulnerabilidade social.
Ele é formado em educação física e foi um dos primeiros a ensinar capoeira em escolas tradicionais e universidades. Ingressou em 1972 no CEPEUSP (Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo), onde permanece até hoje.
O homenageado também é um dos fundadores da Federação Paulista de Capoeira, do Projete Liberdade Capoeira e coordenador do Projeto Porta Aberta. Mestre Gladson ainda levou a capoeira para países como Japão, Rússia, Espanha e Argentina.
“Eu me sinto muito lisonjeado e fui pego de surpresa. Eu agradeço, primeiramente, ao meu pai e a minha mãe, que me deram tudo e me fizeram o homem que eu sou hoje. O ser humano que sou hoje, com todos os erros e acertos, sempre contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de todos. Ser um cidadão paulistano é uma responsabilidade a mais, mas me dá força para crescer mais como ser humano, lapidar as minhas arestas como ser humano, fazer triplicar todas as virtudes que eu tenho e que as outras pessoas acham que eu tenho também”, salientou Mestre Gladson.
Veja no vídeo abaixo a Sessão Solene na íntegra.
Confira também o álbum de fotos, disponível no Flickr da CMSP. Crédito: Lucas Bassi | REDE CÂMARA SP