Marcelo Ximenez/CMSP
Dezenas de pessoas lotaram nesta segunda-feira o Salão Nobre da Câmara de São Paulo para assistir ao lançamento do filme documentário “Identidade Jovem – Formação Humanista de Jovens como Garantia da Sustentabilidade, Identidade e Protagonismo Civil”, cujo projeto é apoiado pelo Ministério da Cultura.
A discussão do filme gira em torno da velocidade em que ocorrem as mudanças impostas pela globalização, das dificuldades que as instituições de ensino enfrentam em subsidiar os pesquisadores e da falta de instrumentos para estimular a responsabilidade social e a cidadania, principalmente entre os jovens.
A produção foi realizada pela Associação Brasileira de Ontopsicologia, entidade que analisa o valor positivo e criativo presente em cada ser humano. Além de assistir ao filme, os convidados ganharam um livro com as principais entrevistas usadas na produção do documentário.
Presente ao lançamento, o presidente da Câmara, vereador José Police Neto, agradeceu em nome da Casa a participação de todos e elogiou a iniciativa dos produtores. O que vamos assistir aqui hoje surpreende pelo esforço e pela capacidade de realização para fazer algo pela coletividade, e nesse caso, pelos mais jovens, que geralmente têm menos oportunidades. Agradecemos por terem escolhido a Câmara para fazer essa apresentação, que poderia ter sido feita em qualquer lugar do Brasil e do mundo, disse.
Estiveram presentes ao evento, além do presidente da Câmara de São Paulo, o prefeito de Atibaia, José Bernardo Denig; o secretário de Desenvolvimento Econômico de Atibaia, José Luiz Fraia; o vice-prefeito de Cabreúva, José Mauro de Oliveira; o representante da Coordenadoria da Juventude Luciano Soares; alunos das escolas EMEF Celso Leite Ribeiro Filho; Clube Escola Perus; e membros da Associação Comunitário Nova Heliópolis.
O filme documentário, que já foi apresentado em Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba, estará à disposição para quem quiser assistir no site www.identidadejovem.com.br.
(21h06)