Área tombada pelo patrimônio histórico em 2004 e cobiçada pelo mercado imobiliário, o terreno de 23,7 mil metros quadrados usado hoje como estacionamento na Rua Augusta, entre as Ruas Caio Prado e Marquês de Paranaguá, em Cerqueira César, região central, poderá se transformar no Parque Municipal Augusta. O primeiro passo para isso foi tomado hoje (20/05) pela Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal ao aprovar parecer favorável ao PL 345/06, de autoria do ex-vereador Aurélio Nomura e do vereador Juscelino Gadelha (PSDB). A área verde é reivindicação antiga dos moradores da região de Cerqueira César como forma de revitalizar o miolo degradado do bairro, próximo ao centro velho. O parque será um pouco maior do que o Buenos Aires, em Higienópolis, a menor área verda em espaço urbano da capital, com 22 mil m². No local, há 695 árvores remanescentes da Mata Atlântica.
“A população da região se mobiliza há mais de dez anos em favor da criação da área verde , pois não existe nenhum parque nenhuma área verde. É uma reivindicação de direito, muito justa, principalmente para a população da terceira idade sem acesso a nenhum parque próximo”, disse o vereador Roberto Tripoli (PV), relator que deu parecer favorável a criação do parque.
“O parecer foi aprovado pela Comissão de Finanças. A comissão não analisa o mérito; só a questão financeira e orçamentária. Agora, vai a plenário para liberação e, não há dúvida, isso vai ter de ser conversado com o Poder Executivo. O parlamento pode propor, mas vai depender muito do prefeito Kassab para tornar essa proposta viável e concreta”, destacou.
Além deste, a Comissão de Finanças e Orçamento analisou outros seis projetos de lei, sendo que foi pedido adiamento de votação do PL 197/04, do vereador Eliseu Gabriel (PSB), e de vistas do PL 351/05, de autoria do vereador Wadih Mutran (PP). Foram aprovados ainda oito requerimentos de vereadores pedindo informações a vários órgãos do governo.
Foram aprovados os pareceres favoráveis dos seguintes projetos de lei:
PL 057/04, do vereador Eliseu Gabriel (PSB);
PL249/07, do vereador Aurélio Miguel (PR);
PL 355/07, do vereador Aurélio Miguel (PR);
PL679/06, do vereador Wadih Mutran (PP).
|