Rodrigo Camargo
Em comemoração ao Dia do Físico, celebrado em 19 de Maio, a Câmara Municipal realizou uma sessão solene que também homenageou o Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP), o primeiro do país. O evento foi de iniciativa do vereador Eliseu Gabriel (PSB), formado na instituição. Estamos hoje colocando luz sobre o ensino de ciências e tecnologia, disse.
O diretor do IFUSP, Renato Figueiredo Jardim, agradeceu o reconhecimento da Câmara Municipal aos trabalhos desenvolvidos na Universidade. Essa homenagem vem coroar uma série de contribuições que o Instituto vem dando em diversas áreas desde a década de 1970 e antes ainda, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, a partir de 1934, lembrou.
Além da Universidade, dois professores do Instituto de Física foram homenageados durante a sessão solene. Um deles, Ernest Hamburger disse estar emocionado com o evento e satisfeito com seu trabalho no Instituto de Física da USP, que segundo ele é o que forma mais físicos no Brasil.
Já José Goldemberg, que também foi mencionado por suas contribuições ao desenvolvimento da ciência no país, afirmou que a celebração do Dia do Físico marca o reconhecimento de uma categoria que, apesar não constituir uma profissão regulamentada, tem um papel importante no desenvolvimento da tecnologia nacional.
Muitas pessoas lembram só do trabalho do físico em pesquisa ou em empresas, às vezes em funções que nem exigem conhecimento específico, mas muito do trabalho do físico é cultural, pois envolve explicar como funciona o mundo e o universo, completou Goldemberg.
A sessão solene contou ainda com a apresentação do coral Physicantus, do IFUSP, que apresentou canções de John Lennon e Gilberto Gil.
(18/05/2012 21h40)