Thaís Lancman
A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Acessibilidade realizou sua primeira vistoria técnica nesta sexta-feira. O local escolhido foi o Anhembi, que recebe no final de semana a São Paulo Indy 300. A visita passou tanto pelas instalações fixas do local quanto pelos equipamentos instalados especialmente para a corrida.
No Anhembi, os parlamentares foram guiados por Roberto Belleza, assessor da SPTuris e cadeirante há 16 anos. Segundo ele, desde 2005 o Anhembi tem passado por reformas para se tornar mais acessível a quem tem mobilidade reduzida. Além disso, ainda de acordo com Belleza, as empresas que organizam eventos têm mostrado uma preocupação maior com o assunto.
No caso da Fórmula Indy, que ocorre pela segunda vez em São Paulo, a maior parte das iniciativas de acessibilidade repete o que já havia sido feito no ano anterior. Para Belleza, em 2010 o evento já tinha sido bem organizado nesse ponto, com rampas de acesso apropriadas e um sistema eficiente de integração com o transporte público, aeroportos e terminais rodoviários.
Os vereadores concordam que a São Paulo Indy 300 apresenta boas condições de acesso para deficientes físicos em algumas arquibancadas há até elevadores , porém durante a vistoria Natalini (sem partido), presidente da CPI, notou alguns pontos problemáticos.
“Vimos, por exemplo, que na entrada de uma das arquibancadas há um degrau que impede a passagem de uma cadeira de rodas. Eles nos disseram que isso é provisório. Amanhã um técnico nosso virá aqui, e acredito que tudo estará 100%.
Sobre o evento
Em 2011, a São Paulo Indy 300 recebeu um investimento de R$ 15 milhões da Prefeitura, e a expectativa é que haja um retorno financeiro seis vezes maior. Além disso, a corrida gera mais de 5 mil empregos, diretos e indiretos.
Recentemente, o prefeito Gilberto Kassab anunciou a prorrogação do contrato que garante a realização da São Paulo Indy 300 nos próximos dez anos, sempre no início de maio, percorrendo trecho da Marginal Tietê e arredores do Anhembi e Campo de Marte.
(29/04/2011 – 14h53)