Quem deseja conhecer o passado, o presente e o futuro da OSJM (Orquestra Sinfônica Jovem Municipal), festejando 50 anos de intensa atividade do grupo musical, poderá participar do fórum comemorativo organizado pela Fundação Theatro Municipal de São Paulo e a Escola do Parlamento da Câmara Municipal.
O evento ocorrerá nos dias 26/11, a partir das 11h, no Auditório Prestes Maia, na Câmara, e 27/11, a partir das 17h, na Praça das Artes, Sala do Conservatório, na Avenida São João, 281, Centro.
A abertura terá a presença de André Sturm, Secretário Municipal de Cultura, do Prof. Dr. José Pastore e de Mateus Novaes Dias, Diretor Acadêmico da Escola do Parlamento da Câmara. Em seguida, haverá um debate sobre o tema “Papel das Orquestras de Formação e Conexões Acadêmicas”, com a participação do maestro Gil Jardim, do prof. Dr. Diósnio Machado Neto e da maestrina Cinthia Alireti.
Na sequência, a palestra intitulada “Orquestra Jovem: um Passo para a Profissionalização” contará com a participação dos maestros Emiliano Patarra, Edilson Ventureli e Daniel Cornejo.
O último tema a ser debatido será “Sustentabilidade e Futuro das Orquestras Jovens”, com a participação de Ronaldo Bianchi, ex-Secretário Estadual Adjunto de Cultura, do maestro Abel Rocha e do Prof. Dr. Paulo Zuben.
No dia 27, haverá uma mesa com a participação dos regentes Samuel Kerr, Jamil Maluf, Henrique Müller, Ricardo Bologna e Érica Hindrikson. Em seguida, haverá um concerto com a OSJM.
Criada em 1968, a OSJM representa novas perspectivas de atuação musical para jovens instrumentistas e, ao mesmo tempo, promove o aprimoramento artístico a partir do desenvolvimento de uma prática orquestral intensa e regular.
Inicialmente de atuação autônoma, a partir de 1990 a OSJM tornou-se o grupo orquestral da Escola Municipal de Música de São Paulo, que, desde a sua criação, oferece aos munícipes ensino de excelência e sem custos.
As vagas são limitadas, e as inscrições devem ser realizadas antecipadamente – clique aqui.