O Fórum da Educação Infantil (FEI) entidade que reúne as unidades de ensino conveniadas ao município de São Paulo se reuniu nesta quarta-feira no Palácio Anchieta para discutir, entre outros assuntos, as tratativas com a nova secretária municipal de Educação, Célia Regina Guidon, que assumiu a pasta no início de abril.
Rosa Marinho Acerba, do FEI, esclareceu que, como Célia era secretária-adjunta, já estava a par das discussões entre o Fórum e a Secretaria, porém teve destaque na reunião entre os órgãos a necessidade de se elaborar um novo Manual de Prestação de Contas, a fim de uniformizar a maneira com que as unidades de ensino ligadas à Prefeitura apresentam suas atividades. Segundo Rosa, uma série de situações sem nexo tem causado problemas para a direção das escolas e creches.
Entre os problemas levantados por participantes do FEI durante a reunião, estão dúvidas quanto aos documentos que devem ser apresentados na prestação de contas. Diretoras de creches criticaram que até gastos com lenços de papel e folhas de sulfite têm que ser justificados. O grande incômodo do processo é sempre pensarem que queremos levar vantagem, lamentou Rosa, afirmando que levará a questão para a secretaria.
Muito da prestação de contas é questão de interpretação. Como ela passa pelo prestador, pelo jurídico e por um contador, a gente fica na mão de quem aquele dia não acordou bem, completou Rosa.
(11/4/2012 – 11h50)