O Sindicato dos Agentes Vistores da Cidade de São Paulo realizou nesta quinta-feira a primeira reunião de um Fórum que será realizado semanalmente na Câmara Municipal para debater os principais problemas de carreira e infraestrutura dos profissionais que fazem fiscalização na capital paulista.
De acordo com a presidente do sindicato, Maria Claret Fortunato, o objetivo do Fórum é debater e apresentar propostas para melhorar o trabalho dos agentes vistores. A ideia é debater os conflitos de competência que existem na nossa área, um plano de carreira para nossa categoria e melhoria dos salários. Além disso, queremos sensibilizar os Poder Legislativo para que seja feita uma consolidação das leis municipais, explicou.
Para o vereador Laércio Benko (PHS), o trabalho dos agentes vistores é fundamental para a segurança da cidade e, por isso, o debate é necessário. Os agentes aplicam a lei na cidade e verificam obras irregulares, o trabalho deles é muito importante, no então, eles não têm infraestrutura e os salários são baixos. O Fórum ajudará a identificar os principais problemas da categoria e pensarmos em soluções, afirmou.
A cidade de São Paulo tem 520 agentes vistores e o salário inicial desses profissionais é de cerca de R$ 1.600.
CPI
A Câmara Municipal aprovou durante a sessão plenária desta terça-feira a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar indícios de irregularidades nas emissões de alvará de funcionamento na cidade. Fazendo ou não parte desta CPI, pretendo sugerir que um agente vistor acompanhe e ajude nos trabalhos da comissão, disse Laércio Benko.
O Legislativo também deverá realizar uma audiência pública para discutir a situação desses profissionais.
(06/02/2014 – 15h57)