pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Frente para regulamentar consulta popular elege representante da sociedade civil

Por: - DA REDAÇÃO

27 de abril de 2015 - 12:57

Categorias

O assessor de projetos da Rede Nossa São Paulo, Américo Sampaio, foi escolhido nesta segunda-feira (27/4) para representar a sociedade civil na Frente Parlamentar de Implementação de Mecanismos de Democracia Direta.

Para o novo integrante da Frente Parlamentar de Implementação de Mecanismos de Democracia Direta, o grupo será fundamental para aumentar a fiscalização das ações do poder público. “A construção do nosso trabalho vai se dar no processo em que teremos um aumento do controle social e da transparência. É uma forma de garantir a democracia”, disse.

O grupo foi criado a partir do PR (Projeto de Resolução) 18/2014, de autoria de diversos vereadores, aprovado em discussão única pelos parlamentares no início de fevereiro. A Frente tem como objetivo ajudar a regulamentar do Artigo 10 da Lei Orgânica do Município, que prevê a convocação de plebiscitos pelo Legislativo e o Executivo antes da realização de obras de valor elevado ou que tenham um significativo impacto ambiental.

O colegiado também tem como meta que propostas de iniciativa popular possam ser apresentadas diretamente aos vereadores.  De acordo com a legislação vigente, projetos elaborados pela sociedade só podem ser encaminhados à Câmara quando conseguirem, pelo menos, 5% de assinaturas do total de eleitores da capital paulista.

No entanto, além da Frente, existe um PLO (Projeto de Emenda à Lei Orgânica) 9/2011, do ex-presidente da Casa e atual deputado estadual José Américo (PT)  em tramitação na Câmara para que esse número diminua para 0,5%. Se aprovado, a população poderá encaminhar uma proposta ao Legislativo com apenas 40 mil assinaturas.

A Frente é uma iniciativa do presidente da Câmara, vereador Donato (PT), e conta com a participação dos vereadores Juliana Cardoso (PT), Nabil Bonduki (PT), Natalini (PV), Ricardo Young (PPS), Patrícia Bezerra (PSDB), Eliseu Gabriel (PSB), José Police Neto (PSD) e Toninho Vespoli (PSOL).

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar