Com a presença de vereadores, deputados, comunidade e integrantes de movimentos sociais, a Câmara Municipal de São Paulo instalou na noite desta sexta-feira (14/6), a Frente Parlamentar Antirracista. A reunião foi presidida pelo vereador João Ananias (PT).
Ananias explicou sobre as ações da Frente Parlamentar Antirracista para agregar conhecimentos e articular a produção de práticas que envolvam instituições e parceiros em prol da democracia e igualdade racial. “Com a força de vários parlamentares, nós vamos tentar o alcance do maior número de pessoas possível para encontrarmos formas de exterminar o racismo na cidade de São Paulo”, enfatizou o autor da iniciativa.
Segundo texto da matéria aprovada em abril deste ano pelo Parlamento municipal, a Frente Parlamentar tem como objetivos “estimular a ampla participação da sociedade civil nas discussões acerca dos direitos da população negra paulistana; suscitar a importância de se produzir práticas antirracistas em todos os equipamentos públicos da Cidade e ampliar o debate sobre a igualdade racial e sobre o combate ao racismo”.
Para a vereadora Jussara Basso (PSB), coautora da resolução, ações como essa na Câmara Municipal são uma reparação histórica e fundamental para uma sociedade igualitária. “Nós contribuímos com a construção desse país, nossos antepassados foram escravizados. Nós precisamos de uma retomada, uma reparação do que foi nos tirado historicamente, mas também precisamos de espaço de voz nessa sociedade, nas instituições políticas, na empregabilidade, precisamos de um debate aprofundado sobre o antirracismo e a desigualdade social”, explicou Jussara.
Quem também esteve presente foi a vereadora Elaine do Quilombo Periférico (PSOL), que falou sobre a importância de atuações antirracistas. “A Câmara precisa promover discussões sobre políticas públicas, os equipamentos da cidade e sobre práticas legislativas que busquem uma equidade da população negra”, completou Elaine.
Movimentos negros marcaram presença na reunião de instalação, como a Conen (Coordenadoria Nacional de Entidades Negras), representada por Gilson Negão, um dos coordenadores do coletivo. “Essa Frente Parlamentar Antirracista será muito importante. Nós precisamos de um movimento que se dedique a isso, para que as pessoas discutam esse tema com a devida seriedade que merece. Estamos aqui para colaborar”, disse Gilson.
Homenagem a militante
Durante a reunião também foi feita uma homenagem póstuma ao militante do movimento negro e do Partido dos Trabalhadores, Flávio Jorge. Ele morreu no último dia 6 de junho, vítima de um câncer no intestino. Para o ex-vereador, atual deputado estadual Reis (PT-SP), o homenageado tem um papel de destaque no combate ao racismo.
“O Flávio Jorge se eterniza pelo que fez em prol do movimento negro, para as políticas públicas afirmativas e para o combate do racismo estrutural que existe em toda a parte. Ele merece todas as homenagens”, comentou Reis.
Além do vereador João Ananias (PT) e da vereadora Jussara Basso (PSB), integram a frente os vereadores Aurélio Nomura (PSD), Dr. Adriano Santos (PT), Jair Tatto (PT), Manoel Del Rio (PT), Professor Toninho Vespoli (PSOL), Senival Moura (PT) e Silvia da Bancada Feminista (PSOL).
Para conferir a íntegra da reunião de instalação da Frente Parlamentar Antirracista, clique no vídeo abaixo: