Em reunião na tarde desta sexta-feira (1/4), foi instalada na Câmara Municipal de São Paulo a Frente Parlamentar de Controle de ISTs/ HIV/Aids e Tuberculose, que tem como objetivo contribuir com formulação de políticas públicas em prevenção e tratamento.
Para o proponente e presidente da Frente Parlamentar, vereador Celso Giannazi (PSOL), os encontros terão como objetivo ouvir a comunidade e cobrar políticas públicas. “Vamos cobrar ações concretas para que tenhamos a prevenção destas doenças”, ressaltou o parlamentar, que ainda destacou que as discussões e ações realizadas pelo grupo poderão servir de modelos para outros municípios.
Já para a servidora pública e ativista, Carolina Iara, frisou a quantidade de mortes que ainda há por ISTs, HIV, Aids e Tuberculose, apesar de já terem tratamento eficaz. “A gente sabe que os problemas que envolvem essas doenças são de cunho social, e por isso precisam ser vistos pelo Parlamento e pelo governo para o bem-estar da saúde pública da cidade de São Paulo”, frisou.
Diversos representantes de entidades voltadas às causas tratadas pela Frente Parlamentar estiveram presentes e participaram dos debates sobre os desafios e caminhos atuação para a prevenção e tratamento das enfermidades abordadas.
Ainda durante a reunião, foi votado e aprovado o estatuto da Frente Parlamentar e alguns encaminhamentos para a Secretaria Municipal de Saúde.
Integram a Frente Parlamentar os vereadores:
– Celso Giannazi (PSOL) – presidente;
– Silvia da Bancada Feminista (PSOL) vice-presidente;
– Milton Ferreira ( PODE) secretário-geral.
Para conferir na íntegra a reunião, clique no vídeo abaixo:
Importantíssimo espaço de articulação política e conquista do movimento social