Na tarde desta quarta-feira (22/5), o vereador Aurélio Nomura (PSDB) foi eleito presidente da Frente Parlamentar em Comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil. A eleição ocorreu durante reunião de instalação da frente, na Câmara Municipal de São Paulo.
Aprovada pelo plenário da Casa em março, a Frente Parlamentar em Comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil, iniciativa de Nomura, pretende coordenar atividades, eventos e projetos relacionados a esta efeméride.
Um dos focos de ação será a revitalização do Parque da Independência, no Ipiranga, ícone do movimento independentista, onde se localiza o Museu Paulista. Criado em 1884, o museu surgiu em homenagem à Independência do Brasil, no local considerado marco da proclamação, às margens do Rio Ipiranga.
Para Nomura, a frente terá efeito positivo não só para as comemorações da data histórica, mas também em investimentos em áreas correlatas. “Devemos nos integrar a uma discussão mais ampla, junto ao governo do estado e à prefeitura, em relação à reforma e modernização do Museu Paulista e do Parque da Independência”, afirmou o vereador.
As ações de revitalização da área, diz Nomura, já começaram com a decisão, por parte do Executivo municipal, de ampliar a área do parque em 28 mil metros quadrados. “Além disso, trabalharemos junto com os moradores locais e os entusiastas da data para procurar formas de engrandecer as comemorações deste marco histórico”, completou o parlamentar.
Presente à reunião, o vereador Reis (PT) falou sobre a importância da participação do Legislativo. “É de suma importância a instalação dessa frente, pois a Câmara não pode se furtar de debater uma data histórica como esta”, elogiou o vereador.
A vereadora Patrícia Bezerra (PSDB) também esteve presente à reunião da Frente Parlamentar em Comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil, cujos signatários são os vereadores André Santos (PRB), Camilo Cristófaro (PSB), Eduardo Tuma (PSDB), Fernando Holiday (DEM), Gilberto Natalini (PV) e Quito Formiga (PSDB).