A Frente Parlamentar pela Sustentabilidade da Câmara Municipal de São Paulo discutiu nesta quinta-feira (17/9) o PIMA (Plano Intensivo de Manejo Arbóreo). A proposta elaborada pela prefeitura, tem como objetivo otimizar ações como podas, remoções e plantio de árvores para reduzir o risco de quedas de espécies nas vias durante o período de chuvas.
De acordo com o engenheiro florestal da prefeitura Danilo Mizuto, o PIMA está sendo executado nos distritos das subprefeituras da Lapa, Sé, Butantã, Mooca, Santo Amaro, Vila Mariana, Pinheiros e Ipiranga. Essas regiões juntas têm 42% das árvores do viário paulistano.
“As áreas escolhidas são aquelas que têm o maior número de árvores da cidade e onde o SAC (Sistema de Atendimento ao Cidadão) registrou altos índices de queda de árvores e necessidade de poda”, explicou Mizuto. “Esperamos que com essa ação menos árvores e galhos caiam nos períodos de chuva, porque estamos fazendo um trabalho preventivo”, acrescentou.
Para o pesquisador do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) Sérgio Brazolin, o Executivo agiu corretamente ao elaborar esse plano. “A postura da prefeitura muda ao propor um manejo preventivo das árvores e assim evitar acidentes”, sinalizou.
O vereador Ricardo Young (PPS) fez algumas considerações em relação ao PIMA. “Não consigo me entusiasmar com esse plano. Deveríamos discutir o plantio e a necessidade de reposição de árvores”, disse.