A Frente Parlamentar do Veículo Sobre Duas Rodas foi aberta nesta terça-feira (19/9) durante a primeira reunião do colegiado. Presidido pelo vereador Jorge Wilson Filho (REPUBLICANOS), o grupo foi criado com o objetivo de ser o elo entre motociclistas e representantes do segmento de autopeças.
Proponente da iniciativa, Jorge Wilson Filho explicou que a Frente Parlamentar, instituída por meio da Resolução nº 2/2022, vai abordar temas voltados às áreas particular e profissional. “Sabemos que os veículos de duas rodas desempenham um papel fundamental, pois são um meio de transporte eficiente e ágil, além de contribuir para a redução do trânsito e da emissão de poluentes. Nosso objetivo é criar um ambiente para a discussão de temas como a regulamentação de profissões, a ampliação de ciclovias e a implementação de políticas de educação no trânsito voltadas. Ainda pretendemos incentivar ações que estimulem o uso seguro e responsável dos veículos sobre duas rodas”.
A ideia é que o setor possa reivindicar interesses que serão pontuados em debates, seminários e outras ações voltadas para criar e orientar políticas públicas focadas no segmento. Fortalecer as discussões e políticas públicas sobre o setor de motocicletas estimulando o desenvolvimento econômico serão atividades programadas no decorrer das pautas.
A primeira reunião do grupo contou com a participação de representantes do setor. O presidente da Anfamoto (Associação Nacional dos Fabricante e Atacadistas de Motopeças), Orlando Leone, destacou que já existem Frentes Parlamentares no Congresso Nacional e na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) que tratam o assunto. “Faltava uma Frente municipal para englobar os trabalhos. Temos reivindicações locais como a melhora da pilotagem, mobilidade, redução de impostos de capacetes e produtos de segurança. Precisamos do grupo por aqui para defender todo o setor”.
Edgar Francisco da Silva, presidente AMABR (Associação dos Motofretistas de Aplicativos e Autônomos do Brasil), também se pronunciou na abertura das atividades. “Trabalho com entrega há 22 anos, nós temos problemas além dos aplicativos. Me preocupa o índice de acidentes, média de uma morte por dia aqui na capital, número bem alto. É importante a capacitação, a legislação que regulamenta a profissão. A Frente vem para discutir direitos e melhorias”.
A íntegra da reunião pode ser conferida no vídeo abaixo: