Na tarde desta quinta-feira (5/12), a Câmara Municipal de São Paulo concedeu a Salva de Prata à Fundação Bachiana Filarmônica. A entrega da honraria foi uma iniciativa do vereador Coronel Salles (PSD).
A Fundação Bachiana é uma entidade do setor privado, sem fins lucrativos ou econômicos. De acordo com a justificativa da proposta que deu origem à homenagem, a Fundação Bachiana foi fundada em 2006, tendo como finalidade apoiar, incentivar, assistir e promover a desenvolvimento de atividades de excelência e referência na formação musical e cultural, especialmente nas artes clássicas e educação musical.
Para o vereador Coronel Salles, presidente da Sessão Solene, a iniciativa de propor essa homenagem é de reconhecimento ao trabalho da Fundação. “Eu estou muito feliz em poder passar às mãos, dos representantes da Fundação Bachiana e a todos os alunos, essa honraria da Câmara que é a Salva de Prata. É um reconhecimento ao belíssimo trabalho que eles fazem na cidade de São Paulo”, destacou.
A Fundação realiza eventos, cursos, ações educacionais e culturais para adultos, jovens e crianças. “Ela tem como missão promover, através da música, a democratização cultural, educação musical, inclusão cultural e social, conscientização ambiental, direcionado a todos os segmentos da sociedade”, justifica o parlamentar no projeto.
A entidade tem uma proposta de democratização da música clássica. Para o maestro João Carlos Martins, receber essa homenagem é muito importante. “Aos 84 anos, a gente espera por um dia como este. Essa homenagem à Fundação Bachiana, idealizada por mim e da qual eu sou o maestro, receber essa honraria da Câmara Municipal é muito especial. As artes desde a Renascença, de uma certa forma, estão ligadas à política, além de estar acima de qualquer ideologia, pois a Cultura é a alma de uma nação”, destacou.
Além de autoridades, esteve presente o chefe de gabinete da Subprefeitura da Sé, Rodolfo Furlan, e o maestro, João Carlos Martins, regente da Fundação Bachiana.
Veja a Sessão Solene na íntegra no vídeo abaixo:
Confira também o álbum de fotos, disponível no Flickr da CMSP. Crédito: Douglas Ferreira | REDE CÂMARA SP