Por iniciativa do vereador Dr. Nunes Peixeiro (MDB), a Câmara Municipal de São Paulo realizou nesta quinta-feira (23/11) uma Sessão Solene para entrega da honraria Salva de Prata para a FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo).
Fundada em 1933, a FESPSP foi a primeira faculdade de sociologia do Brasil e foi dela que saíram grandes nomes da área, como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, a ex-prefeita de São Paulo, Luiza Erundina, e outros sociólogos reconhecidos mundialmente, como Florestan Fernandes e Darcy Ribeiro. A instituição também foi uma das pioneiras nos cursos de pós-graduação na área de ciências humanas no país. Atualmente, cerca de 600 alunos estudam nos 17 cursos oferecidos pela FESPSP.
Para o vereador Dr. Nunes Peixeiro, proponente da homenagem, a faculdade além contribuir com a sociedade brasileira, desde a sua fundação, é um dos e expoentes da educação no país. “Para nós da Câmara é uma honra homenagear uma instituição que tanto contribuiu com o país através da sua atuação e por meio dos grandes nomes, homens e mulheres, que foram formados lá e fizeram a diferença na história do país. Essa honraria que oferecemos hoje é um agradecimento ao trabalho da FESPSP”, disse o vereador.
Políticos e outras autoridades também participaram da cerimônia, como o delegado da Polícia Civil, Marco Antônio Azkoul, que atua na segurança pública da capital há mais de 40 anos e conhece bastante as ações desenvolvidas pela instituição. Azkoul, inclusive, fez questão de ressaltar a formação humana oferecida pela faculdade. “Precisamos de mais instituições como a FESPSP que é uma faculdade que além de cuidar com primor de seu ensino composta por grandes profissionais, é uma instituição que forma caráter. Forma cidadãos preocupados e comprometidos com o país”, afirmou o delegado.
O diretor geral da instituição, Ângelo Del Vecchio, se mostrou lisonjeado com a homenagem oferecida a instituição e pontou a importância de receber este reconhecimento de uma Casa legislativa. “Receber da Câmara Municipal de São Paulo esta honraria é bastante significativa para nós da FESPSP porque vem de uma Casa que assim como a nossa instituição está sempre ao lado de quem mais precisa, porque um dos nossos objetivos é atuar junto a sociedade e principalmente daqueles que mais precisam. Então, eu nome da FESPSP, deixo os meus sinceros agradecimentos à Câmara Municipal de São Paulo pelo gesto”, declarou Del Vecchio.
Salva de Prata
A Salva de Prata é uma das honrarias oferecidas pela Câmara Municipal de São Paulo e é ofertada a instituições, organizações sociais, fundações ou entidades, também como forma de destacar os serviços prestados para a cidade.
De acordo com o Regimento Interno da Câmara, cada vereador tem direito a conceder oito honrarias por Legislatura – incluídos a Salva de Prata, a Medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo.
A concessão de títulos honoríficos é feita por meio de decreto legislativo, aprovado por ao menos dois terços dos vereadores. As entregas das homenagens são realizadas em Sessões Solenes, que costumam ocorrer na sede da Câmara, mas também podem ser realizadas em outros locais da cidade.
A Sessão Solene em homenagem à Fespsp pode ser conferida na íntegra acessando o vídeo abaixo: