Da redação
Terça, 17 Julho 2012 14:32
Curso sobre Jornalismo e Conflitos Armados – Ouça o boletim by radiowebcamarasp
Estudantes de jornalismo de todo o Brasil já podem se inscrever para participar do XI Curso de Informação sobre Jornalismo em Situações de Conflito Armado e Outras Situações de Violência.
O curso será ministrado na manhã dos sábados entre 4 de agosto e 29 de setembro, em São Paulo.
Os interessados deverão se inscrever até 2 de agosto, por meio do link www.obore.com.br/projetos/reporter-do-futuro/, e comparecer ao Encontro de Confraternização e Seleção que será realizado no dia 4 de agosto, às 9h, na Matilha Cultural.
Durante quatro sábados, juristas, militares, policiais e jornalistas ministrarão conferências de imprensa e concederão entrevistas coletivas sobre situações de conflito armado e outras situações de violência, abordando as normas internacionais estabelecidas para estes contextos.
Os palestrantes vão abordar também o trabalho da imprensa nesses locais e relatar suas próprias experiências ao atuar em zonas de conflito.
Além disso, será apresentado o perfil da ação humanitária do Comitê Internacional da Cruz Vermelha, presente em cerca de 80 países.
O curso promovido pela Cruz Vermelha, em parceria com a OBORÉ Projetos Especiais em Comunicações e Artes e a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), será realizado no âmbito do Projeto Repórter do Futuro.
Ao todo, são 20 vagas oferecidas exclusivamente a estudantes universitários que tenham interesse na área do jornalismo.
www.obore.com, www.reporterdofuturo.com.br ou pelo e-mail reporterdofuturo@obore.com
Programação:
4 de agosto – sábado
9h – Encontro de confraternização e seleção de candidatos. Palestra com Felipe Donoso, chefe da Delegação Regional do CICV para Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai.
Local: Matilha Cultural
18 de agosto – sábado
8h30 – Oficial do Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx), sobre a relação do Exército com a imprensa.
Local: Centro de Imprensa/Redação Escola da OBORÉ
25 de agosto – sábado
8h30 – Gabriel Valladares, assessor jurídico do CICV, sobre as normas aplicáveis em conflitos armados e outras situações de violência e as contribuições do CICV.
Local: Centro de Imprensa/Redação Escola da OBORÉ
1° de setembro – sábado
8h30 – Coronel André Vianna,da reserva da Polícia Militar de São Paulo, sobre as normas internacionais aplicáveis à função policial no uso da força e de armas de fogo.
Local: Centro de Imprensa/Redação Escola da OBORÉ
15 de setembro – sábado
8h30 – Cláudia Antunes, repórter especial do jornal Folha de S. Paulo, sobre a cobertura de conflitos armados e outras situações de violência.
Local: Centro de Imprensa/Redação Escola da OBORÉ
29 de setembro – sábado
8h30 – Cerimônia de encerramento.
Local: Câmara Municipal – Auditório Sérgio Vieira de Mello