Ericka Perestrelo
Segunda, 25 Março 2013 08:00
ANS agiliza processos contra planos de saúde – Ouça o boletim by Radiowebcamarasp64 1
A Agência Nacional de Saúde Suplementar vai mudar a análise de processos de consumidores contra as operadoras de planos de saúde e aplicação de multas.
As ações passarão a ser avaliadas coletivamente, por tema e operadora, com o objetivo de agilizar o trâmite.
De acordo com o Ministério da Saúde, será realizado um mutirão para avaliar os processos em tramitação, e que para isto serão contratados 200 servidores temporários.
A nova metodologia de análise está sendo desenvolvida por um grupo de trabalho da agência reguladora, desde janeiro.
As queixas dos usuários passarão a ter peso, conforme a gravidade, e as multas serão aplicadas com base em um conjunto de reclamações.
Atualmente, a agência reguladora tem 8.791 processos de reclamações em andamento, entre eles negativa de cobertura, reajustes de mensalidades e mudança de operadora.
No ano passado, 396 planos de 56 operadoras tiveram as vendas suspensas temporariamente por descumprirem prazos máximos para marcação de exames, consultas e cirurgias.
No último dia 5, o governo informou que, a partir de 7 de maio, as operadoras vão ter que justificar por escrito qualquer tipo de negativa de atendimento caso o serviço seja solicitado pelo beneficiário.
A resposta, em linguagem clara, deverá ser enviada por correspondência ou por meio eletrônico em até 48 horas. A pena é no valor de R$ 30 mil.