ANS vai agilizar análise de processos contra planos de saúde

Ericka Perestrelo

Segunda, 25 Março 2013 08:00



ANS agiliza processos contra planos de saúde – Ouça o boletim by Radiowebcamarasp64 1

 

A Agência Nacional de Saúde Suplementar vai mudar a análise de processos de consumidores contra as operadoras de planos de saúde e aplicação de multas.
As ações passarão a ser avaliadas coletivamente, por tema e operadora, com o objetivo de agilizar o trâmite.

De acordo com o Ministério da Saúde, será realizado um mutirão para avaliar os processos em tramitação, e que para isto serão contratados 200 servidores temporários.

A nova metodologia de análise está sendo desenvolvida por um grupo de trabalho da agência reguladora, desde janeiro.

As queixas dos usuários passarão a ter peso, conforme a gravidade, e as multas serão aplicadas com base em um conjunto de reclamações.

Atualmente, a agência reguladora tem 8.791 processos de reclamações em andamento, entre eles negativa de cobertura, reajustes de mensalidades e mudança de operadora.

No ano passado, 396 planos de 56 operadoras tiveram as vendas suspensas temporariamente por descumprirem prazos máximos para marcação de exames, consultas e cirurgias.

No último dia 5, o governo informou que, a partir de 7 de maio, as operadoras vão ter que justificar por escrito qualquer tipo de negativa de atendimento caso o serviço seja solicitado pelo beneficiário.

A resposta, em linguagem clara, deverá ser enviada por correspondência ou por meio eletrônico em até 48 horas. A pena é no valor de R$ 30 mil.

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também