Da redação
Quarta, 28 Novembro 2012 15:32
CPI do Cine Belas Artes – Ouça o boletim by radiowebcamarasp
O professor de Antropologia Edgard de Assis Carvalho, da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) defendeu hoje a realização de uma parceria público-privada para a manutenção do Cine Belas Artes na esquina da Rua da Consolação com a Avenida Paulista, onde funcionou por 68 anos, até ser fechado.
O especialista foi ouvido na Comissão Parlamentar de Inquérito da Câmara Municipal que investiga o tombamento do espaço cultural.
O antropólogo rejeitou a atual visão dos órgãos de preservação da cidade de São Paulo e do Estado de discriminar os patrimônios em material e imaterial
Para o depoente, é absurdo o debate que separa o valor arquitetônico do imóvel do seu uso, já que o tombamento anunciado preserva apenas a fachada do prédio e libera o proprietário para dar outra destinação ao imóvel.
Outra sugestão do especialista é a concessão de incentivos públicos para o proprietário do cinema, como o abatimento do IPTU.
O presidente da CPI do Belas Artes, Eliseu Gabriel (PSB), e o relator Floriano Pesaro (PSDB) também podem considerar essa possibilidade na conclusão dos trabalhos.
Os integrantes da Comissão ainda pretendem atuar na retomada do diálogo entre o dono do imóvel e o administrador do cinema.