Haisem Abaki
A arrecadação da Prefeitura de São Paulo totalizou cerca de R$ 15,4 bilhões no primeiro semestre deste ano, o que representa crescimento de 13,4% em relação ao mesmo período de 2010. Descontada a inflação, o aumento real na receita foi de 6,3%. Mas a perda no ritmo de crescimento em maio e junho indica que a arrecadação começa a sofrer os impactos da acomodação da atividade econômica no país.
Os dados estão no Boletim de Conjunta Econômica e Orçamento, produzido pela Consultoria Técnica de Economia e Orçamento da Câmara Municipal de São Paulo. O documento também mostra que as despesas liquidadas pela administração direta atingiram mais de R$ 8,9 bilhões de janeiro a junho. A alta foi de 4,6% na comparação com o primeiro semestre do ano passado, mas houve queda real de 2%, considerando a inflação.
O estudo ainda acompanha a evolução da dívida pública do município e alerta que o contrato de refinanciamento com a União não oferece condições para uma trajetória declinante dos débitos.
Todos os dados estão no site camara.sp.gov.br, onde o cidadão também pode acompanhar a execução dos gastos previstos no Orçamento da cidade.