Célia Bravin
Segunda, 10 Junho 2013 19:39
Audiência Pública aborda direitos dos surdos e deficientes auditivos by Web Rádio Câmara6
Dificuldades em acessar os serviços oferecidos pela linha 0800 e também na programação das Tvs abertas e por assinatura. Essas foram algumas das observações feitas durante a Audiência Pública para Surdos e Deficientes Auditivos, realizada nesta segunda feira, na Câmara Municipal de São Paulo.
Para a blogueira e ativista da entidade Surdos Usuários da Língua Portuguesa (SULP), Sônia Almeida, a solução para o problema não é difícil.
Já a médica do Departamento de Otorrinolarincologia do Hospital das Clínicas, Mara Gandara, alerta sobre a falta de especialistas para atender os deficientes auditivos que usam aparelhos.
A audiência pública reuniu quase 200 pessoas e durou cerca de três horas. O encontro foi uma iniciativa da deputada federal Mara Gabrilli (PSDB). A parlamentar foi designada, no dia 4 deste mês, relatora do Estatuto da Pessoa com Deficiência na Câmara dos Deputados.
Além de representantes de entidades de surdos e deficientes auditivos, participaram da Audiência a secretária municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Marianne Pinotti, o secretário nacional da Pessoa com Deficiência, Antonio José Ferreira e os vereadores Marta Costa (PSD),que deu apoio ao evento e Andrea Matarazzo (PSDB)
O parlamentar sugeriu a realização de outra audiência pública, desta vez, com a participação de representantes das empresas prestadoras de serviços e TV aberta e por assinatura.
Segundo pesquisa do IBGE realizada em 2010, no Brasil existem cerca de 344 mil pessoas com surdez e 9 milhões de deficientes auditivos.