Éricka Perestrelo
Quarta, 19 Junho 2013 18:40
Audiência Pública na Câmara debate saúde mental by Web Rádio Câmara8
Saúde Mental foi o tema da audiência pública realizada, nesta quarta-feira, pela Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher da Câmara Municipal.
O vereador Rubens Calvo (PMDB), presidente da comissão destacou que as audiências são importantes para estimular a saúde mental no município.
O parlamentar, explicou que, atualmente, a cidade possui pouco mais de 1.100 leitos especializados para psiquiatria e que a cidade não está preparada para as internações.
Mauro Aranha, presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, disse que é preciso seguir a lei orgânica da saúde e os princípios do SUS (Sistema Único de Saúde). Ele ressaltou que a pessoa que sofre de transtornos mentais deve ter um plano de assistência que atenda suas necessidades educacionais, de inserção, reabilitação, saúde, entre outras.
Paulo de Tarso é usuário do sistema de saúde mental do município e integrante da Frente Antimanicomial do estado. Para ele, o atendimento por meio dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) é a melhor alternativa.
A assessora técnica da Coordenadoria de Atenção à Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, Teresa Endo, explicou que a Secretaria Municipal da Saúde valoriza o tratamento nos CAPS e que essa política está vencendo o modelo hospitalar de atenção à saúde mental.
A Comissão também aprovou, em reunião ordinária, projetos de lei para a criação de campanha publicitária educativa de conscientização de que álcool é droga e também para afixação de mensagens contra o consumo de bebida alcoólica nas escolas públicas e privadas da cidade.