Aula do Projeto Repórter do Futuro aborda a produção e destinação do lixo

Ericka Perestrelo

Segunda, 19 Março 2012 – 13:59



Projeto Repórter do Futuro aborda a destinação dos resíduos – Ouça o boletim by radiowebcamarasp

 

A sétima aula do curso “Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter”, do projeto Repórter do Futuro, abordou o gerenciamento do lixo na cidade de São Paulo e no Brasil.

O convidado foi o advogado José Valverde Machado Filho, diretor do Departamento de Meio Ambiente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e um dos formuladores da Política Nacional de Resíduos Sólidos, sancionada em 2010.

Valverde afirmou que o país tem gerenciado seus resíduos sólidos da mesma maneira há pelo menos dois séculos, ou seja, afastando o lixo produzido dos centros urbanos, sem preocupação com os danos que essa prática gera no meio ambiente.

Na opinião do diretor da Fiesp, a Política Nacional de Resíduos Sólidos resolverá muitos dos problemas que enfrentamos hoje nessa área, como o baixo índice de reciclagem, desde que aplicada na prática.

A lei exige que, a partir de 2014, todos os materiais com potencial de reaproveitamento não poderão mais ser acondicionados em aterros sanitários, devendo ser reciclados.

O vereador Floriano Pesaro (PSDB), membro da Comissão Extraordinária Permanente de Meio Ambiente da Câmara, criticou o atual modelo de gerenciamento do lixo.

Na opinião do parlamentar, falta incentivo ao aproveitamento das possibilidades econômicas presentes na reciclagem, principalmente do lixo eletrônico.

Ele explica que todos esses equipamentos têm produtos valiosos dentro, que podem ser reutilizados, como ouro, silício, alumínio e cobre, entre outros.

Mais informações sobre o curso podem ser obtidas no site www.reporterdofuturo.com.br.

 | Faça parte da rede!

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também