Bitucas poderão virar adubo em SP

Célia Bravin

Quarta, 31 Outubro 2012 09:21



Bitucas de cigarro poderão virar adubo – Ouça o boletim by radiowebcamarasp

 

A Prefeitura de São Paulo estuda a adesão a um programa que recicla bitucas de cigarro jogadas nas ruas.

O modelo utiliza caixas coletoras instaladas em postes ou mesmo fachadas de estabelecimentos comerciais, como restaurantes, empresas, universidades e centros de exposição.

Depois de retirados, os resíduos passam por um processo de transformação, com o uso de sementes e fertilizantes. O resultado é uma massa pastosa, que vira adubo.

O serviço já é ofertado hoje, mas apenas em endereços privados e mediante pagamentos mensais à empresa que desenvolveu o projeto, chamado de Coletor Ambiental.

Se aceitar a proposta de parceria apresentada pela RDias Comunicação, a coleta será levada inicialmente a 20 locais públicos da capital, sem custo à Prefeitura.

Estima-se que uma bituca demore de 1 a 2 anos para se decompor no ambiente. Já o processo de transformação em adubo é feito em 15 dias.

A ideia está sendo analisada pela Secretaria Municipal de Coordenação das Subprefeituras, que oficializou o pedido no Diário Oficial da Cidade de sábado, estabelecendo o prazo de três dias para que outro fornecedor possa manifestar igual interesse.

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também