Da Redação
Quarta, 11 de Abril 2012 – 19:13
Câmara aprova criação da Comissão da Verdade – ouça o boletim by radiowebcamarasp
A Câmara Municipal de São Paulo aprovou nesta quarta-feira, em segunda e definitiva votação, o projeto de resolução que cria a Comissão da Verdade no município.
Foram 43 votos favoráveis, dois contrários e duas abstenções.
O texto, de autoria da Mesa Diretora, prevê a investigação de violações de direitos humanos envolvendo casos de tortura, mortes, desaparecimentos forçados e ocultação de cadáveres ocorridos entre 1946 e 1988.
A Comissão da Verdade atuará por seis meses e será formada por sete vereadores indicados pela Presidência da Câmara, respeitada a proporção numérica partidária.
O vereador Gilberto Natalini (PV), que apoiou a proposta, relatou o episódio em que, como médico, prestou atendimento a um homem que o havia torturado, mas negou que a iniciativa possa representar uma vingança.
Câmara aprova criação da Comissão da Verdade – ouça o vereador Natalini (PV) by radiowebcamarasp
O vereador Ítalo Cardoso (PT) destacou que o objetivo é esclarecer os fatos e colaborar com as Comissões da Verdade instaladas em nível federal e estadual.
Câmara aprova criação da Comissão da Verdade – ouça o vereador Italo Cardoso (PT) by radiowebcamarasp
Os vereadores Agnaldo Timóteo (PR) e Carlos Apolinário (DEM) foram à tribuna para criticar o projeto.
Na avaliação de Apolinário, a apuração deveria levar em conta os dois lados.
Câmara aprova criação da Comissão da Verdade – ouça o vereador Carlos Apolinário (DEM) by radiowebcamarasp
Na mesma sessão, por 40 votos favoráveis e nenhum contrário, foi aprovada a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Mobilidade Humana.
O projeto de resolução foi apresentado pelos vereadores Floriano Pesaro (PSDB), Chico Macena (PT), Ricardo Teixeira (PV), Netinho de Paula (PC DO B), Marco Aurélio Cunha (PSD) e pela ex-vereadora e atual deputada federal Mara Gabrilli (PSDB).